Brownies veganos absurdamente bons

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Brownies veganos absurdamente bons

2 de maio de 2019

Descrição

Compartilhar

Já falei sobre Stella Parks aqui e aqui, né? Eu a acho uma gênia. Não há receita dela que não seja perfeita e que não venha detalhadamente explicada e justificada (“esta receita funciona porque leva os ingredientes a, b e c, que trazem os benefícios x, y e z”).

Esta é mais uma dessas. E é sobrenatural. Já fiz muitas sobremesas sem ingredientes de origem animal, mas a maioria, quando não é originalmente vegana (como o manjar de coco e o creme de tapioca e coco), fica a dever um pouquinho da versão com ovos e derivados do leite. Mas esta é perfeita. Sabe o brownie que você ama e respeita, fudgy, chocolatudo, sem nenhum sabor esquisito de fundo ou textura duvidosa? É isso.

Tô super apaixonada. Vem ficar você também.

Receita adaptada daqui00

Ingredientes

255 g de açúcar impalpável (ela recomenda com polvilho, mas o meu era com maizena)
85 g de chocolate amargo picado (usei um com mais de 70% de teor de cacau)
63 g de farinha de trigo
63 g de cacau em pó (usei um 100%)
50 g de manteiga de cacau picadinha
32 g de extrato de soja em pó
3/4 de colher (chá) de sal marinho
3/4 colher (chá) de pó para café espresso instantâneo
3/4 colher (chá) de fermento em pó
140 g de água fervente
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Forre com papel manteiga ou papel alumínio uma forma de 20 X 20 cm, deixando sobras nas laterais para servir de ‘alça’ na hora de desenformar os brownies.

No recipiente do processador de alimentos, junte o açúcar impalpável, o chocolate picado, a farinha de trigo, o cacau em pó, a manteiga de cacau, o extrato de soja, o sal, o pó para espresso e o fermento. Triture até que a mistura fique bem homogênea e você já não consiga ouvir os pedaços de chocolate se chocando contra a faca e as paredes do processador.

Desligue o processador e, com uma espátula, raspe as laterais e o fundo do recipiente. Feche e pulse novamente para se certificar de que não fique nenhum pedaço visível de chocolate ou manteiga de cacau sem triturar.

Adicione lentamente a água fervente e o extrato de baunilha no recipiente do processador, pulsando até que a mistura fique bem uniforme. A massa fica mais fluida feita no processador, não se impressione.

Verta a massa na assadeira preparada e leve para assar por 35 minutos ou até que os brownies fiquem brilhantes e ligeiramente firmes. Faça o teste do palito para brownies (migalhas úmidas são bem vindas!).

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 15 minutos antes de cortar.

Observações Finais

* Você pode interromper o preparo quando a mistura seca estiver bem fininha. Basta acondicionar em um recipiente hermeticamente fechado em temperatura ambiente para ter uma mistura pronta para brownies sempre à mão.

* A receita pede extrato de malte seco em pó, um ingrediente usado em cervejaria caseira. Procurei por toda a cidade, mas não achei e omiti (não sei se faz falta, já que achei os brownies fabulosos mesmo sem).

anterior
Bolo de abóbora com especiarias
próximo
Proteína de soja colorida e saborosa
anterior
Bolo de abóbora com especiarias
próximo
Proteína de soja colorida e saborosa

Adicionar um comentário