Brownies ‘de caixinha’ caseiros

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Brownies ‘de caixinha’ caseiros

9 de junho de 2018

Descrição

Compartilhar

A primeira receita deste espaço recém-inaugurado tinha de ser brownies, né?

Se você acompanha blogs dos EUA, talvez tenha notado como os norte-americanos curtem misturas prontas para bolo, pudim, brownies. Há quem não se anime a fazer receitas sem as famigeradas caixinhas porque tem certeza de que não vai conseguir obter um resultado tão confiável.

Pensando nisso, Stella Parks, a autora do fantástico livro BraveTart: Iconic American Desserts, desenvolveu uma receita que simula brownies de caixinha – uma mistura que lembra terra úmida e que, ao ser batida com água, extrato de baunilha e ovos, vira massa de brownie.

E que brownies. Textura fudge perfeita, casquinha quebradiça no topo, doçura na medida. Uma maravilha.

Como a gordura usada é o óleo de coco (que suporta longos períodos sem refrigeração, diferentemente da manteiga), há um toque – sutil – de coco no sabor. Mas, de verdade, ninguém se queixou disso.

Ah, sim! Use chocolate sem lactose e você poderá oferecer estes brownies a intolerantes! Uebas!

Mistura para brownies

A mistura para brownies fica assim, com carinha de terra úmida. 

Receita daqui

Ingredientes

Para a mistura:

285 g de açúcar de confeiteiro
85 g chocolate amargo picado (usei um com 70% de teor de cacau)
63 g de farinha de trigo
63 g de cacau em pó não adoçado (Usei o Barry Extra Brute)
1/4 colher (chá) de sal
3/4 colher (chá) de pó para café espresso (opcional)
50 g de óleo de coco (sólido)

Para fazer os brownies:

1/4 de xícara de água
2 ovos grandes, direto da geladeira
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

Para a mistura:

Combine o açúcar de confeiteiro, o chocolate amargo, a farinha de trigo, o cacau em pó, o sal e pó para café espresso no copo de um processador de alimentos. Triture até que a mistura fique fina e não haja mais pedaços de chocolate batendo nas lâminas do processador (leva cerca de 2 minutos).

Adicione o óleo de coco sólido e pulse apenas até ficar bem combinado, cerca de 30 segundos. Se não quiser preparar brownies imediatamente, acondicione a mistura em um pote hermeticamente fechado e armazene em local fresco e seco por até um ano (ou até a data e validade do óleo de coco).

Para fazer os brownies:

Ajuste a grade do forno na posição média-baixa, preaqueça-o a 180°C e forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel alumínio, deixando sobras nas laterais.

Quando o forno estiver aquecido, prepare a massa no processador de alimentos ou à mão, com uma tigela grande e uma espátula de silicone. Seja qual for a maneira escolhida, adicione a água, os ovos e o extrato de baunilha e misture até ficar bem combinado. A massa será lisa e fina quando feita em um processador de alimentos, mas grumosa e grossa quando misturada à mão. Essas diferenças não impactam o resultado final.

Verta a massa na assadeira preparada, alise a superfície para distribui-la uniformemente e asse até que os brownies estejam com a superfície brilhante e quebradiça, crescidos e parecendo firmes (mas, ao serem espetados com um palito, soltem migalhas úmidas). Deve levar cerca de 35 minutos. Deixe os brownies esfriarem pelo menos 15 minutos antes de cortá-los. Para removê-los da assadeira, erga-os usando as sobras de papel alumínio.

Observações Finais

* A receita original tem 30 g de leite maltado em pó. Infelizmente não temos este produto no Brasil, por isso eu simplesmente suprimi. Não sei se eventualmente o Ovomaltine poderia substitui-lo, já que tem sabor maltado. Só testando para saber.

* O açúcar usado precisa ser de confeiteiro para formar a casquinha brilhante e quebradiça do topo. Talvez dê certo usar açúcar comum triturando-o previamente até que ele fique bem fininho.

* Acondicione essa mistura num pote bonito, enfeite com um lacinho e uma tag de instruções de preparo e você tem um presente para aquela pessoa amiga que curte brownies!

anterior
Bolo delícia de maracujá
próximo
Bolo triplo de banana e pecãs
anterior
Bolo delícia de maracujá
próximo
Bolo triplo de banana e pecãs

Adicionar um comentário