Bolo verde vegano (de rama de cenoura)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo verde vegano (de rama de cenoura)

21 de julho de 2020

Descrição

Compartilhar

Às vezes olho para esse bolinho e acho que ele é lindo, com essa cor verde tão vibrante. Em outras, me parece ‘coisa’ que o cavalo deixa no campo, se é que você me entende.  Mas eu gostei dele do jeitinho que ele é, super fofo, úmido e perfumado, com um sabor que lembra cenoura, mas mais herbal.

A motivação para esse bolo veio na cesta de orgânicos: recebi cenouras lindas, com ramas fresquinhas. Podia fazer com elas um bom pesto, farofa, tanta coisa boa. Mas deu vontade de usar em um bolo desses para tomar com café à tarde. A inspiração veio do bolo de agrião que aprendi com a querida Yara. A receita foi uma adaptação do bolo de cenoura vegano que eu faço de vez em quando.

Fiz no liquidificador, rapidinho, no intervalo entre lavar a louça do almoço e acompanhar as crianças na tarefa de casa (expressão que, em tempos de isolamento social, não faz muito sentido).

Ficou tão bom, tão bom que eu tenho que me controlar para não comer toda hora. Aliás, dica pra quem está em quarentena, em casa: divida a massa do bolo em porções individuais, como eu fiz. Assim, você consegue controlar melhor a porção que come e não corre o risco de comer meia assadeira de bolo em uma tarde mais ansiosa.

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de fermento em pó
3/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de iogurte de leite de coco
1/2 xícara de óleo vegetal de sabor suave
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de vinagre branco
200 g de rama de cenoura higienizada e picada

Modo de Preparo

Forre uma assadeira standard de muffins com 12 forminhas de papel. Ligue o forno a 180ºC.

Numa tigela média, peneire juntos a farinha, o sal, o bicarbonato e fermento. Mexa com um fouet e reserve.

No copo do liquidificador, adicione açúcar, iogurte de coco, óleo, baunilha, vinagre e, por último, as ramas de cenoura devidamente higienizadas, drenadas e cortadas em porções que caibam no seu liquidificador.

Bata bem, até que a mistura fique o mais uniforme possível.

Feito isso, verta a mistura líquida nos ingredientes secos, misture até ficar homogêneo e, rapidamente, distribua a massa pelas forminhas.

Leve imediatamente ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito.

Pode servir com cobertura de chocolate. Eu sinceramente acho dispensável – é delicioso purinho, com um bom café pra acompanhar!

Observações Finais

Eu usei iogurte de leite de coco na minha receita, mas pode usar o leite vegetal da sua preferência na mesma quantidade. Acredito que funcione também com iogurte ou kefir de leite de vaca.

anterior
Iogurte de coco
próximo
Karê vegano de abóbora
anterior
Iogurte de coco
próximo
Karê vegano de abóbora

2 Comentários Esconder comentários

Adicionar um comentário