Bolo de milho vegano

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de milho vegano

24 de outubro de 2020

Descrição

Compartilhar

Bolo de miiiiilho… desde que vi a receita da Cozinha Desesperada (um perfil muito divertido no Instagram), fiquei com essa frase na cabeça. E com uma vontade incontrolável de comer bolo de miiiilho.

Como eu não consumo ingredientes vindos de bichinhos, eu não pude seguir a receita do Caio (aliás, no blog tem uma receita parecida, medida em lata, e maravilhosa). Mas fui atrás de uma que tivesse uma lista de ingredientes semelhante (com exceção dos ovos) e encontrei essa daqui.

Como eu sou essa pessoa que tem dificuldades de seguir receitas ao pé da letra, fiz algumas modificações de acordo com o meu gosto. Ficou mara!

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

1 xícara de leite de coco caseiro (pode usar industrializado e completar a medida com água)
1/3 de xícara de óleo vegetal (eu usei de coco para um sabor mais intenso)
1 e 1/2 xícaras, ou 3 espigas médias, de milho verde cru (pode usar a mesma medida de milho em conserva)
1 colher (de sopa) de vinagre branco ou de maçã
3/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1 pitada de sal
1 xícara (de chá) de fubá mimoso
1/2 xícara de coco ralado não adoçado (usei a mesma quantidade do resíduo do leite de coco caseiro)
1 colher (de sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo e polvilhe com fubá uma forma de buraco no meio de 18 cm de diâmetro (pode ser de 20 cm, mas o bolo vai ficar mais baixinho).

No copo do liquidificador, adicione o leite de coco, o óleo, o milho, o vinagre, o açúcar e o sal. Bata até ficar cremoso (cremoooooouso).

Caso o seu liquidificador seja fraquinho, verta a massa batida em uma tigela e siga misturando o fubá e o coco ralado com uma colher de pau. Do contrário, adicione o fubá e o coco ralado ao liquidificador e bata até ficar uniforme.

Por fim, adicione o fermento e mexa até incorporar – coisa rápida, já que ele vai começar a agir com o vinagre imediatamente.

Verta a massa na forma preparada e leve ao forno até que o bolo fique douradinho e passe no teste do palito.

Sirva quente, morno, frio, do jeito que quiser. Vale a dica do Caio da manteiguinha na fatia ainda quente (eu usei uma vegana). Delíííícia.

Observações Finais

* Se for usar milho congelado, espere que ele descongele ou substitua o óleo de coco por outro que não solidifique tão fácil em baixas temperaturas. A esperta aqui combinou os dois ingredientes e depois teve que levar a massa ao fogo para aquecer de leve e desfazer os blocos sólidos de óleo de coco. Felizmente eu ainda não tinha colocado fermento, senão a coisa tinha desandado de vez.

anterior
Bolo chiffon de chocolate
próximo
Muffins veganos de mirtilo e limão
anterior
Bolo chiffon de chocolate
próximo
Muffins veganos de mirtilo e limão

Adicionar um comentário