Bolo de milho e coco (medido na lata)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de milho e coco (medido na lata)

22 de janeiro de 2018

Descrição

Compartilhar

Bolinho de milho e coco, quem não gosta? Este é fofinho, molhadinho, perfumado e tão saboroso! A medida dos ingredientes? Está na lata do milho!

Uma receita sob medida para quem está batendo um bolinho longe da própria cozinha e de seus apetrechos; para quem quer se sentir em casa em um novo espaço, ainda que não tenha à mão uma balança ou xícaras medidoras; ou, simplesmente, para quem busca conforto e acolhimento diante das incertezas da vida.

A receita veio do Instagram da querida Teresa, do Teretetê na Cozinha. Assim que bati o olho na foto, comecei a sonhar com esse bolo de milho cada vez que sentia cheiro de café.

E o bolo não decepciona nadinha. É delicioso e muito fácil de fazer. Os ingredientes são aqueles que a gente costuma ter na despensa – milho verde em conserva, coco ralado de pacotinho, leite de coco de garrafinha, flocão de milho para cuscuz. Tudo (com exceção do fermento, vai) é medido na lata vazia do milho e batido no liquidificador. E fica divino.

Quer se sentir em casa? Faça esse bolinho, passe um café e saboreie. Garanto a você cada pedaço tem gosto de ‘lar, doce lar’.

Bolo de milho e coco
Receita adaptada daqui

Ingredientes

(use a lata do milho limpa e seca para medir os demais ingredientes)

1 lata de milho verde ao vapor (lata de 200g – drene os grãos e descarte o líquido)
1 lata de flocão de milho para cuscuz
1 lata (faltando 1 dedo para encher) de açúcar
1 lata de leite de coco
1/2 lata (menos 1 dedo) de óleo vegetal (usei o de canola)
3 ovos grandes
1 pitada de sal
1/2 lata de coco ralado desidratado
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo e polvilhe com flocão de milho uma forma de anel de 22 cm de diâmetro.

No copo do liquidificador, adicione todos os ingredientes, com exceção do fermento, e bata por 5 minutos ou até que a massa fique bem uniforme (ela fica mais líquida mesmo). Acrescente o fermento e pulse rapidamente só para misturá-lo.

Verta a massa na forma preparada e leve para assar até que o bolo perfume a casa e fique douradinho (no meu forno, isso levou uns 45 minutos, mais ou menos). Faça o teste do palito para confirmar se ele está pronto.

Retire do forno e espere esfriar para desenformar. Sirva com café fresquinho.

Bolo de milho e coco

Observações Finais

* A receita original da Teresa é feita com leite de vaca. Usei leite de coco porque tenho intolerantes à lactose entre meus convivas. Ah, claro, e porque adoro a combinação de milho e coco e queria deixá-la mais evidente.

* Como uma garrafinha de leite de coco não chega a completar a lata de milho, adicionei água até dar a quantidade necessária.

anterior
Brownies de chocolate com espelta
próximo
Bolo zebra de cenoura e chocolate com beterraba
anterior
Brownies de chocolate com espelta
próximo
Bolo zebra de cenoura e chocolate com beterraba

9 Comentários Esconder comentários

Lê, este bolo é maravilhoso! Meu marido achou um dos melhores bolos que já comeu rsrsrs
Obrigada por compartilhar receitas maravilhosas e que dão super certo. Bj

Oi, Nai! Esse bolo é super besta de fazer, mas fica tão bom, né? Fica fofinho, úmido, doce na medida. Afff, até fiquei com vontade de fazer de novo!

Beijos!

Coloquei todos os ingredientes no liquidificador, bati por 2 minutos, adicionei o fermento bati por uns 10 segundos, desejei numa forma untada e forno até dourar, ficou uma delícia.

Adicionar um comentário