Speculoos veganos

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Speculoos veganos

25 de janeiro de 2022

Descrição

Compartilhar

Eu normalmente testo as receitas algumas vezes antes de publicar aqui. Mas esta é tão absurdamente gostosa que eu acho um pecado deixar vocês sem conhecê-la logo. Sabe speculoos? Não? E Biscoff, já ouviu falar? Se não, eu conto: é um biscoito crocante de especiarias muito, muito gostoso. O cheiro é perturbador. Combina lindamente com café, chá, leite, o que você quiser.

No meu primeiro teste, usei a manteiga vegana Mantegana, da Companhia Vegetal, uma empresa daqui de Brasília. Os ingredientes dela são: óleo de coco, óleo de girassol, castanha-de-caju, lecitina de girassol, urucum e sal. Como não é pura gordura, confesso que fiquei com medo de dar errado. Mas, néam, quem está na chuva, é para se queimar (já dizia o finado Vicente Matheus).

Em temperatura ambiente, a Mantegana amoleceu muito rápido. E não ficou perfeitamente uniforme – a textura ficou levemente granulosa. Na hora de bater até virar creme, ficou perigosamente mole (deu a sensação de que iria ficar líquida a qualquer momento). Ao ser combinada com a farinha, gerou uma massa quebradiça, meio desestruturada. Eu segui em frente, mas no fundo do meu coração, já me preparava para o fracasso.

Depois do descanso da massa na geladeira, deixei-a por algum tempo em temperatura ambiente até ficar maleável. Abri-a com o rolo – estava com mais estrutura do que antes do período de geladeira. Coragem! Levei para assar, deixei esfriar na grade e provei: CA-RA-CA, QUE TREM BOM.

Apesar de ter gostado demais do resultado, vou testar outras marcas de manteiga vegana para ver se alguma se comporta melhor. Então fiquem de olho neste post, que eu pretendo atualizá-lo!

Receita adaptada daqui (preparei metade dela no teste)

Ingredientes

150 g de manteiga vegana em barra, em temperatura ambiente
120 g de açúcar
50 g de açúcar mascavo (se for escuro, o biscoito vai ficar mais moreninho. Eu usei o claro porque era o que tinha)
200 g de farinha de trigo comum
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de canela em pó
¾ de colher (chá) de noz-moscada moída na hora
¼ de colher (chá) de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de cardamomo em pó (não usei porque estava sem)
¼ de colher (chá) de pimenta-da-Jamaica (também chamada de pimenta síria)
½ colher (chá) de sal marinho (se a sua manteiga já tem sal, é melhor reduzir a quantidade ou omitir)

Modo de Preparo

Na tigela da batedeira, adicione a manteiga vegana em temperatura ambiente, cortada em cubos. Bata até ficar cremoso, leve e aerado (a recomendação é de 2 min., mas pare antes se achar que está ficando muito mole).

Acrescente os açúcares e as especiarias e bata por mais 2 min. (ou menos) até obter um creme uniforme.

Remova a tigela da batedeira e peneire sobre ela a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal. Agora é hora de incorporar os ingredientes secos. Você o fará com as mãos, esfregando os ingredientes com as pontas dos dedos. Tem até vídeo disso, ó.

Quando a mistura tiver uma cara de farofa, una-a com as mãos até formar uma bola de massa uniforme. Achate-a para ficar com forma de disco (acredite, isso vai ajudar na hora de abrir). Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 h (eu deixei a massa ‘dormir’ na geladeira de um dia para outro).

Pré-aqueça o forno a 180°C e retire a massa da geladeira. Quando ela estiver maleável, enfarinhe a bancada e o rolo de massa e abra-a cuidadosamente, deixando-a com 0,5 cm de espessura. Use um cortador médio para cortar os biscoitos (eu escolheria um não muito detalhado porque a massa não é tão firme).

Acomode em uma assadeira para cookies forrada com papel manteiga, deixando intervalos de uns 4 cm entre eles.

Asse por 10 minutos. Remova a assadeira do forno e deixe os biscoitos quietos nela por mais 5 minutos (os biscoitos continuam assando nesse período). Só então erga cuidadosamente o papel manteiga, transferindo todos os biscoitos ao mesmo tempo para a grade de resfriamento.

Espere até que os biscoitos fiquem em temperatura ambiente antes de servir.

Observações Finais

* Não é #publi, tá. Vou continuar testando as manteigas veganas disponíveis no mercado até encontrar uma que eu ache perfeita para biscoitos.

* Update – 24.02.2022: testei preparar com manteiga de coco e, de um modo geral, não gostei da experiência. A manteiga de coco, como o óleo, é muito sensível a alterações de temperatura. Modos que ela parece estar em dois estados, basicamente: ou totalmente líquida (em temperaturas acima de 25ºC) ou sólida e dura feito pedra (na geladeira). Dá trabalho encontrar o meio termo disso, e ele é muito instável. Isto gera uma massa de biscoito que precisa ser aberta muito rápido e voltar para a geladeira toda hora, ou vira poça.

Os biscoitinhos não ficam com uma estrutura tão boa (além de parecerem meio esparramados depois de assados, a parte de cima fica normal, mas o fundo fica com buracos). O sensorial também não foi dos melhores: a sensação na boca não é de amanteigado, mas de oleoso. E falta profundidade ao sabor.

Tomara que o próximo teste seja melhor.

anterior
Brownies veganos deliciosos
estrogonofe vegano de cogumelos
próximo
“Estrogonofe” de cogumelos vegano
anterior
Brownies veganos deliciosos
estrogonofe vegano de cogumelos
próximo
“Estrogonofe” de cogumelos vegano

Adicionar um comentário