Pãezinhos de quê do @roledevegano

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pãezinhos de quê do @roledevegano

8 de junho de 2021

Descrição

Compartilhar

Faz tanto tempo que eu não escrevo aqui que tenho a sensação de ter perdido o traquejo. Mas provei essa receita deliciosa há alguns meses e agora nunca falta no meu freezer. É perfeita para um lanchinho da tarde, acompanhada de um cafezinho. Lembra o pão de queijo, mas sem nada de origem animal. E fica bom? Ô, se fica! O segredo é a levedura nutricional, um ingrediente que dá às comidinhas veganas um ‘quê’ de queijo.

O autor da receita é o querido Leo Kazuya, um moço vegano que sabe tudo sobre comer bem. A conta dele no Instagram, @roledevegano, é cheia de receitas super fáceis e muito gostosas. Tudo em vídeo. Recomendo demais.

Ah, já aviso que vou explicar o preparo da receita imaginando que você, como eu, vai querer congelá-la. Sim, esses pãezinhos congelam lindamente. E, na hora de assar, não é preciso descongelar. O procedimento é o mesmo que o do pão de queijo congelado que você compra por aí.

Mas… vai que você mora com muitos veganos e quer preparar a receita e assar toda de uma vez, né? Se for o caso, o primeiro passo é pré-aquecer o forno a 180°C. E, mais no final, ao distribuir as bolotinhas na assadeira, deixar um pouco de espaço entre elas (unte a assadeira se ela não for antiaderente).

Como o pão de queijo, o pão de quê está bom quando fica levemente corado, apresenta rachaduras e perfuma a casa (o tempo estimado é parecido com o do pão de queijo – 30 a 40 minutos, mas vai depender do seu forno – o meu é muito mais rápido do que isso). Prestenção, tá? Não vá se perder no Instagram do Leo e esquecer da vida.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

350 g de batata inglesa descascada e cozida, ainda quente

60 g de azeite de oliva

170 g de polvilho doce

90 g de polvilho azedo

15 g de levedura nutricional

1 1/4 de colher (chá) de sal

3 a 5 colheres (sopa) de água fervente (45 a 75 mL)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, adicione a batata e o azeite. Amasse com um garfo ou amassador de batata até obter um purê liso. Se preferir, use o processador de alimentos nessa etapa (eu sempre uso).

Se usou o processador, verta o purê para uma tigela grande. Em seguida, adicione os polvilhos, a levedura, o sal e 2 colheres de sopa de água fervente.

Com as mãos limpas, misture os ingredientes até que uma massa se forme. A textura deve lembrar massinha de modelar, macia, elástica e não grudenta. Está dura, seca ou esfarelando? Adicione mais água (aos poucos). Está grudenta demais? Adicione um tiquinho de polvilho doce e sove até chegar à consistência desejada. Eu usei 3 colheres de sopa de água, mas a quantidade depende da umidade das suas batatas.

Agora é só fazer bolinhas com a massa. Se você gosta de bolinhas bem regulares, pese com a balança ou use uma cookie scoop ou colher medidora. Eu fiz freestyle (ou seja, medindo tudo a olho) e obtive 31 bolinhas.

Acomode todas as bolinhas em uma assadeira – não tem problema se estiverem encostadinhas – e coloque-as no freezer, destampadas mesmo (evite gavetas onde há ingredientes de cheiro forte, tá). Deixe por 2h. Depois é só remover as bolinhas da assadeira (elas soltam facilmente), acomodar em um saco tipo ziplock, extrair o ar e devolver ao freezer.

Observações Finais

* Vi lá na receita do Leo que algumas pessoas se queixaram de que a receita ficou sem gosto. Sabe como evitar isso? Prove a massa crua, ué. Não tem nada de nojento nisso, a receita não leva ovos, lembra? É inofensiva. Prove uma pelotinha e veja se está do seu gosto. Falta sal? Acrescente. Quer um sabor mais queijudo? Coloque mais levedura. Incorpore bem o ingrediente adicionado e prove de novo, até ficar bom. Lembre-se, a partir do momento que você prepara a receita, o poder está na sua mão. Use-o!

* Se você não tiver polvilho azedo, dá para fazer só com polvilho doce. Ele vai crescer e rachar menos (fica mais bonitinho, até). Mas fica gostoso igual. O contrário não vale – se não tiver polvilho doce, melhor não preparar. Receitas com muito polvilho azedo têm mais chance de dar azia.

* O bolo de cenoura vegano daqui do blog, que eu faço sempre, é do Leo Kazuya também! Ô, menino bão.

* Gente, olha que coincidência: hoje é aniversário de 14 anos desse blog!

anterior
Kimchi vegano
próximo
Chocolate quente vegano
anterior
Kimchi vegano
próximo
Chocolate quente vegano

1 comentário Esconder comentários

Dá para assar na Airfryer, temperatura 180°C, em torno de 15 minutos. Na minha opinião fica mais gostoso do que feito em forno.

Adicionar um comentário