Bolinhos veganos de banana e granola

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolinhos veganos de banana e granola

12 de setembro de 2023

Descrição

Compartilhar

Um tempo atrás ganhei um pacote de granola da minha mãe – uma granola vegana cheinha de frutas secas e castanhas, boa para quem, como eu, tem o insuportável hábito de ‘pescar’ as frutas pra comer primeiro. E aí, aconteceu o inevitável. Deixei a granola só com aveia, sementes e flocos de milho. Nem uma reles passa para contar história, nem uma banda de castanha-de-caju para mandar lembranças.

A questão é que eu não curto comer granolas tão soltinhas e em pedaços tão pequenos (engasgo muito fácil). Então a póbi ficou esquecida.

Aí, aconteceu de esta semana eu ter topado com bananas muito maduras na fruteira, a granola solitária e um resto de farinha de trigo integral na dispensa. Já vinha, mesmo, querendo um lanchinho esperto para a fome da tarde, então resolvi arriscar fazer uns bolinhos.

Ai, gente, que lindinhos, fofinhos, perfumados, com uns croc-croc surpresa da granola. Um sonho. E doces no ponto certinho de você querer comer mais um assim que termina o primeiro.

Ah, se a granola que você for usar tiver frutas e castanhas, talvez seja bom catá-las para garantir uma textura mais delicada aos bolinhos.

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de granola
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
3/4 de xícara de leite vegetal (usei leite de soja)
1/2 xícara de óleo vegetal de sabor suave
1 xícara de banana amassada (amasse a banana, depois meça)
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Para decorar (opcional):
Açúcar perolado e granola para salpicar sobre os bolinhos

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira de cupcakes com capacidade para 12 bolinhos com forminhas de papel (pode ser que você precise de uma forminha extra – a massa rende bastante).

Em uma tigela média, misture bem a farinha de trigo integral, a granola, o açúcar mascavo, a canela em pó e a pitada de sal.

Em uma tigela menor, adicione o leite vegetal, o óleo e a banana amassada e misture com um fouet.

Verta a mistura líquida sobre a seca e misture com uma espátula até ficar bem incorporado. Adicione o fermento em pó, misture bem. Por fim, some o vinagre, misture rapidamente e distribua nas forminhas. Se quiser, decore com açúcar perolado e granola.

Leve ao forno por cerca de 20 minutos – faça o teste do palito (ao espetar um bolinho do centro da assadeira, o palito deverá sair limpo).

Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

anterior
Mousse de maracujá vegano
próximo
Bolo triplo de maracujá (vegano)
anterior
Mousse de maracujá vegano
próximo
Bolo triplo de maracujá (vegano)

Adicionar um comentário