Bolinhos salgados de queijo e legumes

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolinhos salgados de queijo e legumes

28 de março de 2019

Descrição

Compartilhar

Meu filhote Gabriel é o cara que mais gosta de bolos que eu conheço. Faço todas as receitas de bolinhos que vocês veem aqui no blog pensando nele. Mas outro dia me ocorreu que nem todo mundo necessariamente gosta de bolo. Ou até pode gostar, mas não tanto quanto o Gab, que, se puder, toma café, almoça e janta bolo. Vai que você quer alguma coisa salgada, mas tão prática quanto um bolinho. Quem sabe um bolinho salgado. E se tiver queijo também, melhor ainda!

Estes daqui são super simples e gostosos – o maior trabalho que dá é refogar os legumes antes de usá-los. A receita é uma adaptação de outra que está aqui no blog (que eu sinceramente não sei porque não faço sempre, de tão boa que é).  O único ‘porém’ que eu faço a essa receita é que ela rende menos do que as receitas de bolinhos doces – apenas quatro bolinhos. Era o que eu queria, mesmo – uma receita pequena. Eu só não esperava que eu fosse gostar tanto e acabar com ela tão rápido.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

1 ovo grande
2 1/2 colheres (sopa) de azeite de oliva
60 mL de leite (1/4 de xícara)
60 g de farinha de trigo (1/2 xícara)
70 g de queijo ralado (35 g de parmesão e 35 g do queijo de sua preferência – que seja ralável)
1 tiquinho de alho picado (a pontinha de um dente, vai)
30 g de abobrinha ralada no ralo grosso
30 g de cenoura ralada no ralo grosso
1 raminho de salsinha picadinho
1 raminho de orégano fresco desfolhado
1 colher (chá) de fermento químico em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Forre quatro cavidades da forma de muffin tamanho standard com forminhas de papel antiaderente.

Em uma frigideira, aqueça um fiozinho de azeite. Refogue o alho e os legumes até que fiquem macios (mas não moles). Tempere ligeiramente com sal e pimenta-do-reino. Reserve até esfriar.

Em uma tigela média, bata o ovo, o azeite e o leite até ficar uniforme (use um fouet para isso). Acrescente a farinha e o fermento e misture até incorporar. Por fim, adicione o queijo e os legumes, envolvendo com uma espátula de silicone até que tudo fique bem distribuído. Prove e verifique se é necessário adicionar mais sal (possivelmente não, a depender do queijo que você escolheu).

Verta a massa nas forminhas (elas ficarão cheias até 3/4 da altura) e leve ao forno até que os bolinhos fiquem altos e dourados. Sirva quentinhos ou em temperatura ambiente. Como qualquer receita com queijo, ficam mais gostosos no dia em que são feitos, mas não fazem feio nos dias seguintes.

Observações Finais

* Forminhas da Sulformas, tá?

* Ao escolher os legumes para usar no bolinho, cuide para que não sejam muito ‘molhados’ – abóbora, abobrinha, milho, abóbora ou brócolis são boas pedidas. Já tomate, berinjela, jiló entram na categoria muito ‘molhados’ e podem ‘embatumar’ a massa.

anterior
Slow cooker butter chicken
próximo
Brócolis assado com parmesão
anterior
Slow cooker butter chicken
próximo
Brócolis assado com parmesão

Adicionar um comentário