• Home
  • Quem sou eu?
  • Índice de Receitas
  • Medidas
  • Contato
  • Home
  • Quem sou eu?
  • Índice de Receitas
  • Medidas
  • Contato
  • Home
  • Quem sou eu?
  • Índice de Receitas
  • Medidas
  • Contato
  • Home
  • Divagações
  • Há 11 dias, 19 anos.

Há 11 dias, 19 anos.

19 de junho de 2026

Hoje, enquanto estacionava o carro diante de um comércio, vi uma cena inusitada. Vestida com uma camiseta verde e amarela, uma moça caminhava rápido pela calçada, como quem devia ter um encontro com o relógio de ponto. Ela tinha uma expressão séria e carregava num ombro, a bolsa; no outro, uma caixa de som tipo JBL.

Ela parou diante da porta de um salão de beleza, respirou fundo, ligou a caixa no máximo e entrou esfuziante, ao som de “Descobridor dos sete mares”, enquanto brincava com as colegas de trabalho que estavam lá dentro.

Fiquei pensando nela enquanto encarava o teclado do computador. Havia dias que eu me lembrava de um fato e não me animava a registrá-lo por aqui: o aniversário deste blog, no dia 8 de junho. Mas será que isso valeria um post comemorativo? Que idade sem graça: não é redonda, como 20, nem cheia de significados, como 18. 19 anos. Fuén.

Então me lembrei da moça que vi mais cedo. Que tomou fôlego na entrada do trabalho e acionou o modo “festa”. E fiquei pensando que a gente precisa fazer como ela mais vezes na vida. 

Não sei como é com vocês, mas minha vida não é feita de conquistas grandiosas. Meus dias se parecem uns com os outros – cada um com sua cota de perrengues e chatices. Mas as pequenas vitórias também existem. E se não as celebramos, como é que a gente fica?

Estou lendo “Carcereiros”, do Dr. Dráuzio Varella, e nele há um personagem, seu Araújo, que diz, sobre a comemoração de seu aniversário: “sabendo levar, a vida é uma festa maravilhosa”. Mais adiante, ele reflete: “o problema é que essa juventude quer tudo de uma vez. Ainda não aprendeu que a felicidade exige paciência”.

Cada um do seu jeito, seu Araújo e a moça da caixa de som me mostraram que completar mais um ano é, sim, motivo para comemorar. E que, às vezes, a gente não precisa esperar a inspiração vir ou o momento grandioso aparecer. Tem que respirar fundo, ligar a JBL e celebrar. 

  • Bloganiversário

4 Comentários Esconder comentários

Samantha Rodrigues disse:
20 de junho de 2026 às 06:22

Parabéns! É motivo para comemorar sim! E para mim, motivo para agradecer. Descobri seu blog muitos anos atrás, e desde então já fiz inúmeras receitas. Algumas já viraram “minhas”, aqui no meu círculo de conhecidos. E adorei o texto! Vou um pouco além: felicidade exige paciência sim, mas principalmente empenho e presença. É uma busca ativa. Como a vida de ninguém é uma sucessão de momentos grandiosos, devemos buscar ativamente a felicidade nos pequenos momentos cotidianos: na xícara de chá quentinha em uma manhã gelada de inverno, antes de começar o dia (eu agora), na flor da calçada, que vence o concreto para nascer, no sorriso de um desconhecido que passa na rua, no carinho do Pet, na música favorita, no cheirinho do bolo assando. E quanto mais a gente pratica a felicidade, mais felicidade a gente tem. Beijo e um ótimo dia para você!

Responder
Letícia Ono disse:
20 de junho de 2026 às 07:35

Como já dizia a minha filha, frio, você não passa, está coberta de razão! Samantha, querida, que bom ter você aqui durante esses anos e poder compartilhar das suas palavras sábias e gentis. Você é um motivo para celebrar. Beijo e obrigada pelo carinho!

Responder
Isabella Ono G. Reis disse:
20 de junho de 2026 às 12:08

Que presente é começar esse dia frio com esse texto que aquece o coração! Outro dia eu estava procurando uma receita de blondie que eu tinha feito há muito tempo atrás e achei que era de duas antigas blogueiras (não achei nada nos delas) e a Rafa achou onde? No blog da tia! E muitas vezes é assim que acontece quando procuramos receitas, mesmo com um acervo praticamente infinito na internet gosto de recorrer às fontes confiáveis como o ‘No Calor do Fogão’. Que esse blog e suas receitas, que são aquele caminho seguro e certeiro para pratos e quitutes deliciosos, continuem a fazer parte das nossas memórias e das nossas celebrações sejam elas pequenas ou não! Parabéns pelos 19 anos!!

Responder
Letícia Ono disse:
20 de junho de 2026 às 13:39

Quentinho no coração é saber que, mesmo de longe, estou de alguma forma juntinho de vocês ❤️❤️❤️ amo ocês demais e tô morta de saudade!

Responder

Adicionar um comentário Cancelar resposta

Quem sou eu?

Quem sou eu?

Olá! Sou Letícia Ono, uma redatora publicitária candanga que descobriu, entre panelas e assadeiras, que cozinhar é a forma mais gostosa (e divertida!) de demonstrar carinho.

Receitas

Bolos e bolinhos

Bolos e bolinhos

Brownies e blondies

Brownies e blondies

Cookies e biscoitos

Cookies e biscoitos

Doces e sobremesas

Doces e sobremesas

Lanches e petiscos

Lanches e petiscos

Massas e molhos

Massas e molhos

Pães

Pães

Para o café da manhã

Para o café da manhã

Pratos principais

Pratos principais

Saladas e acompanhamentos

Saladas e acompanhamentos

Posts

Coletâneas

Coletâneas

Dicas e truques

Dicas e truques

Divagações

Divagações

Parcerias e promoções

Parcerias e promoções

Precisa de algo específico?

  • Receita pequena
  • Receita para liquidificador
  • Receita para slow cooker
  • Integral
  • Sem açúcar
  • Sem glúten
  • Sem lactose
  • Vegano

Instagram

Instagram did not return a 200.

Flickr

  • Brownies de oreo
  • Bolo delícia de maracujá
  • Bolo delícia de maracujá
  • Bolo zebra de cenoura e chocolate
  • Bolo delícia de maracujá
  • Brownies com farinha integral

Pinterest

2020 - Todos os Direitos Reservados No Calor do Fogão. Site por [Alvetti]