Pasta de grão-de-bico para rechear sanduíches

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pasta de grão-de-bico para rechear sanduíches

18 de abril de 2024

Descrição

Compartilhar

Logo que eu entrei na universidade, há muitos anos atrás, era comum que eu almoçasse por lá. Não que a comida fosse especialmente boa – não era. Mas minha casa não era tão perto. Além disso, eu comia na companhia de um moço que tinha aulas na sala ao lado da minha.

Fomos apresentados um tempo antes por amigos em comum (mas, na ocasião, não causamos impressão alguma um no outro). Mas em um dia de fevereiro ou março, nossos olhares se cruzaram na saída das aulas. E ali nos reconhecemos, depois nos conhecemos de fato, depois começamos a lanchar juntos, a pretexto de almoço.

A minha escolha geralmente recaía num sanduíche natural desanimado, de ricota com cenoura e um montão de passas. Não era grande coisa, mas eu nem percebia. Eu mal sentia os pés no chão.

Faz 30 anos que isso aconteceu. O moço virou virou namorado, virou marido, virou pai dos meus filhos. Virou o hômi, que é como eu normalmente o menciono aqui. Virou o companheiro da minha vida.

Hoje, preparando uma pastinha para rechear um sanduíche, me lembrei daqueles dias. Embalada pela memória, resolvi acrescentar cenoura. Mas omiti as frutas secas, pra poder compartilhar o sanduíche com meu antipassas preferido.

Ingredientes

1 1/2 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido
1 colher (sopa) de cebola bem picadinha
2 colheres (sopa) de picles picadinho
1/4 de xícara de cenoura ralada
1/4 de xícara de salsinha picadinha
3 colheres (sopa) de maionese vegana
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Num prato fundo, acomode o grão-de-bico e amasse-o com um garfo. Não precisa transformar em purê, o objetivo é que haja pedacinhos para dar uma textura mais interessante.

Feito isso, adicione os demais ingredientes, misture bem, prove o tempero, acrescente sal e pimenta do reino a gosto e pronto, acabou.

Sirva entre fatias de pão integral tostado. Fica incrível!

Observações Finais

* Não gosta de picles? Tudo bem! Use a mesma quantidade de pepino em cubinhos. E esprema umas gotinhas de limão, já que você vai perder a acidez da conserva.

* Quer botar uva-passa? Bote! Eu apóio você. #uva-passerforever

* Quer pingar molho de pimenta na mistura? Pois pingue! Deve ficar ótimo (só não usei porque queria que o hômi comesse, e ele não curte pimenta).

* Juntar uma alfacinha e um tomate em fatias fininhas no seu sanduíche não vai fazer mal algum, vá por mim.

* Quer deixar essa pastinha com cara de creme de ovos? Uma pitadinha de sal negro e outra de cúrcuma vão fazer a magia acontecer!

anterior
Tofu marinado crocante
anterior
Tofu marinado crocante

Adicionar um comentário