Pão com aveia e melado

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão com aveia e melado

12 de março de 2021

Descrição

Compartilhar

Já tem algum tempo que “fazer pão” está na minha lista de afazeres. O problema é que essa lista de afazeres tem um nome comprido: “fazer um dia/quando der/quem sabe”. E o que entra nela só sai em ocasiões especiais. Como um carnaval sem festa, por exemplo.

Era para eu ter repetido uma receita que já havia publicado há um tempão, na qual eu confiava, já que estou muito desabituada – o pão de gérmen de trigo e quinoa em flocos. Mas quem disse que eu tinha esses ingredientes em casa? Substituí os dois por flocos de aveia. Também troquei o mel por melado – daí essa corzinha saudável que você vê.

O pão ficou ótimo, embora eu não tenha modelado direitinho – o lado que você vê na foto é o bonitinho, o outro penou com uma modelagem apertada e o miolo ficou meio amassado. Eu tenho a impressão de que pão é algo que você precisa praticar com alguma regularidade, senão perde a mão – pelo menos é assim que eu me sinto. Parece que eu não entendo mais os sinais que ele dá, nem a forma de trabalhá-lo.

Enfim, é um pão bom para sanduíches, com miolo e casca macios. Suas fatias liberam um aroma adocicado, quando tostadas na torradeira.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

400 g de farinha de trigo
90 g de aveia em flocos
1 colher (chá) de sal
2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (sopa) de melado de cana
275 ml de água morna
2 colheres (sopa) de óleo vegetal de sabor suave

Modo de Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha, a aveia e o sal. Faça uma depressão no centro e despeje o fermento, o melado, a água e o óleo (nesta sequência). Com as mãos ou com o auxílio de uma colher de pau, incorpore o líquido à mistura seca até obter uma massa que possa ser trabalhada numa superfície lisa e limpa.

Trabalhe a massa até que ela fique lisa, elástica e homogênea. Forme uma bola, acomode em uma tigela levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Murche a massa com os punhos e trabalhe-a novamente para extrair o gás acumulado. Modele-a e acomode-a em uma forma média de bolo inglês untada e enfarinhada. Se quiser, pincele a superfície com água e polvilhe um pouco de aveia em flocos. Deixe crescer novamente por 40 minutos.

Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por 35 minutos, mais ou menos, ou até que o pão fique com a superfície bem dourada e emita um som oco ao levar pancadinhas com os dedos. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

Observações Finais

Já testei trocar 100g de farinha de trigo comum por integral e deu certinho.

anterior
Compota de kinkans
Antepasto de pimentão por @nocalordofogao
próximo
Antepasto de pimentão (metido a sardela)
anterior
Compota de kinkans
Antepasto de pimentão por @nocalordofogao
próximo
Antepasto de pimentão (metido a sardela)

Adicionar um comentário