Creme de cacau e coco

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Creme de cacau e coco

15 de janeiro de 2016

Descrição

Compartilhar

A ceia de Natal da minha família foi ótima, como em todos os anos. Mas, desta vez, ela foi precedida de alguns momentos de ansiedade. Um de nossos convivas tornou-se vegano (para quem não sabe, vegano é alguém que não consome nada de origem animal – alimentos e, até mesmo, roupas – em uma atitude de respeito e valorização da vida de animais não-humanos).

Minha mãe me ligou aflita: – “Preparar pratos salgados sem utilizar produtos de origem animal? Ok, eu dou conta. Mas e a sobremesa? Vou servir banana amassada com aveia pra esse menino!”. Resolvi encarar o desafio e assumi a tarefa de fazer sobremesas veganas.

A primeira delas foi este creme de cacau e coco. A receita, recebi do pessoal querido da Natue como sugestão de sobremesa para o verão. Mas, como já havia comido algo parecido – e adorado! – achei que faria bonito na mesa de Natal.

Não estava enganada, gente. Ô, creminho gostoso. É chocolatudo, mas guarda um gostinho bom de coco. É consistente, mas não pesa. Agrada veganos, intolerantes a lactose, fit/funcionais… e quem não é nada disso, mas gosta de doce não muito doce.

O meu creme ficou com uma aparência meio granulosa, embora isso não fosse perceptível na boca. O problema foi o liquidificador, que anda ruinzinho e não deu conta de bater tudo que devia. Mas, se o seu liquidificador está bem disposto, capriche e bata até ficar bem, bem lisinho.

Receita adaptada da equipe Natue. Esta, recebi por e-mail, mas eles têm um blog com receitas bem legais!

Ingredientes

250g/1 xícara de biomassa de banana verde
150ml de leite de coco
6 colheres (sopa) de cacau em pó não adoçado de boa qualidade (usei um 100% cacau)
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de café solúvel (opcional – é só para intensificar o sabor do cacau)
Coco ralado para decorar

Modo de Preparo

O preparo é bem simples. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter um creme homogêneo e liso. É bom que o seu liquidificador não seja covarde ou ele não dará conta (a biomassa é pesada).

Distribua o creme em tacinhas (ou em um recipiente maior), decore com coco ralado e leve para gelar por umas 3 horas.

Observações Finais

* Este post é fruto da parceria do blog No Calor do Fogão com a Natue e reflete a minha opinião sincera sobre a loja e seus produtos.

* Se quiser, você pode fazer a biomassa de banana verde em casa. No blog Cuecas na Cozinha, há um post super bacana que explica passo a passo.

* O sabor ficou mais adulto por conta da quantidade grande de cacau (sou dessas que acha que “chocolate pouco, nem me chame”). Se quiser servir para crianças ou gente com paladar menos acostumado, diminua a quantidade de cacau para 4 colheres de sopa e verifique se é necessário adoçar um pouco mais.

anterior
Kit para chocolate quente
Brigaipim
próximo
Brigaipim
anterior
Kit para chocolate quente
Brigaipim
próximo
Brigaipim

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário