Bolinhos veganos de banana, aveia, nozes e passas

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolinhos veganos de banana, aveia, nozes e passas

13 de junho de 2020

Descrição

Compartilhar

Este mês não deu. Diante de tantas notícias que fazem a gente morrer um pouquinho todo dia, meu coração se encolheu e eu não tive capacidade de cumprimentar ninguém que comemorou mais um ano de vida. Se foi seu aniversário e eu não cumprimentei você, me perdoe. Não foi falta de amor. Foi excesso de tristeza, angústia e medo.

Eu até pensei em discorrer um pouco mais sobre esses sentimentos difíceis que me assaltaram na pandemia e que me fazem perder o sono. Mas isso me faria perder o foco do que realmente me trouxe aqui: aniversário! Bolo! Tem coisa melhor?

No início dessa semana, esse bloguinho aqui também fez aniversário – 13 anos! Mal consigo acreditar.

Mais uma vez, iniciei um rascunho para divagar sobre o que fez com que ele durasse tanto tempo. Mas, de forma resumida, eu posso dizer que foi uma combinação de fatores: eu e você. Eu e o meu gosto por compartilhar sabores e experiências, você e o seu carinho, a sua força, a sua presença encorajadora. É sempre surpreendente e comovente ver os seus comentários. Muito, muito obrigada por me ajudar a chegar até aqui.

Agora, vamos ao bolo? Esta receita pode ser feita em forma de bolo grande ou de bolinhos. Mas, se eu fosse você, faria bolinhos – eles têm o tamanho e a ‘sustância’ perfeita para um lanchinho. Além disso, ficam mais fofinhos e úmidos assim, em tamanho pocket. São doces na medida, perfumadérrimos, tudo que um bolinho de banana quer ser.

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo comum
1 xícara de farinha de aveia
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar
1 colher (chá) de canela
1/2 xícara de óleo vegetal de sabor suave
3/4 de xícara de leite vegetal de sua preferência
1 xícara de banana prata ou nanica bem madura, amassada
1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente
1/2 xícara de passas pretas
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Forre com forminhas de papel uma forma de muffins de tamanho standard com 12 cavidades (Separe também duas forminhas avulsas, pois vai sobrar massa suficiente para mais dois bolinhos).

Em uma tigela, misture com um fouet a farinha de trigo, a farinha de aveia, a pitada de sal, a canela e o açúcar. Reserve.

Em outra tigela, use o fouet para misturar o leite vegetal, o óleo e a banana amassada.

Verta a mistura líquida sobre a tigela com os ingredientes secos e misture bem com uma espátula ou colher de pau. Adicione as passas e as nozes e misture novamente.

Agora vem a parte mais delicada do preparo de qualquer bolinho vegano: a hora de garantir que ele vai ficar fofo. Nesse momento, não dá para se distrair, é preciso agilidade, pois você vai provocar uma reação química que tem que atingir o ápice no forno, e não na sua bancada.

Pronta? Bora: adicione o vinagre à massa e misture bem. Em seguida, adicione o fermento, misture só até incorporar (você vai ouvi-lo chiar na massa), distribua rapidamente entre as forminhas de papel e leve ao forno.

Deixe assar até que os bolinhos fiquem coradinhos e passem no teste do palito. No meu forno, que é elétrico e nervoso, foram 18 minutos.

Observações Finais

Fiz muitas experiências até achar essa formulação, que considerei a melhor de todas. Mas a que ficou em segundo lugar no meu coração levava só farinha de trigo (1 1/2 xícara) e 1/2 xícara bem cheia de granola caseira de coco e canela (que, por sinal, tem receita aqui no blog – e é mara! https://bit.ly/ncdf_granolacococanela)

anterior
Pãozinho vegano de batata (ou abóbora, ou mandioquinha, ou mandioca…)
próximo
“Mousse” de chocolate amargo com tofu
anterior
Pãozinho vegano de batata (ou abóbora, ou mandioquinha, ou mandioca…)
próximo
“Mousse” de chocolate amargo com tofu

2 Comentários Esconder comentários

É realmente muito gostoso, Germana. Receita perfeita para aquelas ocasiões em que a gente precisa bater um bolinho bem rápido e não tem um ovinho sequer na geladeira (ou para veganos, que é o meu caso). Obrigada por seu comentário! Beijos!

Adicionar um comentário