Antepasto de jiló

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Antepasto de jiló

7 de novembro de 2016

Descrição

Compartilhar

Meu nome é Letícia, tenho 40 anos e provei jiló pela primeira vez há menos de um mês. Eu sei, eu sei, para alguém que se orgulha de ter um paladar mais aventureiro, isso é uma vergonha. Mas eu simplesmente não encontrava oportunidade de comer jiló. Ninguém nunca me ofereceu e eu me acomodei com isso.

Até que um dia, comendo num self-service de shopping, encontrei jiló. Peguei um pouquinho para provar e, gente, eu gostei tanto! Achei parecido com berinjela – um pouco mais amargo, é bem verdade, mas muito bom!

Desde então, sempre que encontro, trago um pouquinho de jiló pra casa e encontro um jeito diferente de saborear. Da última vez, aproveitando a semelhança entre jiló e berinjela, fiz um antepasto de forno parecido com este daqui. Ficou tão saboroso que trouxe aqui para você provar também.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

1 dúzia de jilós
1 abobrinha média
1 pimentão amarelo
250g de tomate-uva
1 1/2 cebolas médias
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de alcaparras em conserva, enxaguadas e escorridas
1/3 de xícara de passas pretas
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
1 1/2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta calabresa
1 colher (chá) de orégano seco

Modo de Preparo

Higienize os jilós, os tomates, a abobrinha e o pimentão. Corte-os em cubinhos de mais ou menos 1 cm e acomode-os em uma tigela grande, com tampa. Descasque o dente de alho e as cebolas. Corte o alho em pedaços grandes e a cebola em cubos de 1 cm. Acrescente-os à tigela, junto com os outros legumes. Some, por fim, as passas e as alcaparras à mistura.

Despeje sobre os legumes o azeite, o vinagre balsâmico, o orégano, a pimenta calabresa e o sal. Tampe bem a tigela e gire-a vigorosamente para que os legumes fiquem bem distribuídos e temperados de forma uniforme.

Forre uma assadeira grande com papel alumínio e, sobre ele, distribua os legumes. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que os legumes fiquem bem macios (1h30, mais ou menos).

Fica mais gostoso servido frio. E, nos dias seguintes, fica ainda melhor!

anterior
Bolo de banana fofíssimo (com buttermilk e gotas de chocolate)
próximo
Brownies quádruplos de coco e chocolate
anterior
Bolo de banana fofíssimo (com buttermilk e gotas de chocolate)
próximo
Brownies quádruplos de coco e chocolate

Adicionar um comentário