Karê vegano com tofu

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Karê vegano com tofu

11 de maio de 2025

Descrição

Compartilhar

É engraçado como a memória da gente pode ser sugestionável – se você acreditar que viveu uma determinada experiência, não há quem possa convencê-lo de que a sua lembrança não é real. Eu me lembro do curry japonês que comi na infância – quente, aromático, delicioso – mas não sei quem, de fato, me apresentou a esse prato que eu amo. Imagino que tenha sido a batchan, mas será que foi, mesmo? Ou será que foi a minha mãe?

De toda forma, comer karê é como ganhar um abraço saudoso de alguém querido. Um abraço de mãe. Ou de batchan.

Para este prato, adaptei livremente a receita de outra batchan, a do Leo Kazuya. Ela é uma fofa (a família toda, aliás).

Ingredientes

1 receita de tofu marinado crocante
1 colher (sopa) de manteiga vegana
1 cebola pequena em cubos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de curry japonês em pó
1/4 de colher (chá) de pimenta caiena, opcional
sal a gosto
Pelo menos 1 L de água
2 batatas médias em cubos
1 cenoura média em cubos
1 maçã pequena sem casca e sementes, em cubos

Modo de Preparo

Numa panela média, refogue a cebola na manteiga até ficar levemente dourada e adicione a farinha, o curry e a caiena. Misture bem e deixe tostar por alguns minutos.

Tempere com uma pitada de sal e, então, adicione a água. Misture bem com um fouet até que a farinha se dissolva completamente.

Adicione a batata e a cenoura e cozinhe em fogo médio-baixo até os vegetais ficarem levemente al dente, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau para evitar que o karê grude no fundo da panela.

Por fim, junte a maçã e o tofu previamente preparado, misture bem e cozinhe por mais alguns minutos até que os vegetais fiquem macios. Sirva quente, com gohan (arroz branco japonês).

Observações Finais

* Cês me perdoam que eu fui preguiçosa e não quis reproduzir aqui a receita toda do tofu marinado crocante?

* Esse karê congela direitinho. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro. Depois, aqueça na panela, adicionando um pouco de água e misturando bem. Assim, o molho vai recuperar a fluidez e ficar delicinha de novo. E, não, os vegetais e o tofu não ficam com textura esquisita.

anterior
Caetano (estrogonofe) de PTS
anterior
Caetano (estrogonofe) de PTS

Adicionar um comentário