Bolo de maçã e amêndoas (adoçado com passas)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de maçã e amêndoas (adoçado com passas)

17 de março de 2017

Descrição

Compartilhar

Tenho feito algumas experiências no mundo dos bolos adoçados apenas com frutas secas. Eu as faço pensando em minha mãe, que doma a resistência à insulina com uma alimentação muito cuidadosa e atividade física regular.

Há pouco tempo postei aqui o bolo de banana adoçado com tâmaras que conseguiu a façanha de ganhar o coração do Gabriel e de seu vovô, dois comensais dos mais exigentes. Hoje, apresento um outro bolo, igualmente saboroso – um pouco menos doce que o de tâmaras, é bem verdade. Mas muito bom!

A receita foi adaptada de uma criada pela Camila, do @feitocom.amor. Apesar de não conhecê-la pessoalmente, tenho a sensação de que a Camila é daquelas pessoas que deixam a gente de coração quentinho, de tanta doçura. Além disso, é uma boleira de cair o queixo.

Optei por cortar a maçã do recheio em meia-lua e colocar os pedaços na vertical, enterrados na massa, inspirada em uma receita de bolo de maçãs que vi por aí. Adorei a ideia! A maçã não fica acumulada no fundo nem em um canto ou outro do bolo. Cada fatia tem o seu quinhão. Eba!

Receita adaptada daqui

Ingredientes

3 ovos
1 maçã grande sem sementes, picada (usei 3 pequeninas da Turma da Mônica)
1/2 xícara de óleo de canola
3/4 de xícara de passas brancas*
1 colher (chá) de canela
1 1/4 de xícara de amêndoas cruas, com pele* (quantidade aproximada)
2 colheres (chá) de fermento
1 maçã grande em cortada em meias-luas (usei 4 pequeninas da Turma da Mônica)

Modo de Preparo

Nesta receita, vamos usar as amêndoas com pele. Assim, se quiser, lave-as rapidamente, escorra bem e seque com um pano de prato limpo ou papel toalha antes de empregá-las. É muito importante que elas estejam secas antes de serem trituradas, ok?

Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês média. Forre-a com papel manteiga, deixando sobras dos lados, e unte o papel também.

Triture as amêndoas – com pele e tudo –  no liquidificador até que virem uma farinha. Peneire essa farinha para uma tigela grande, devolvendo os pedaços mais grossos para o copo do liquidificador. Meça quanto deu. Se já tiver chegado a 2 xícaras de farinha, pode parar por aí. Do contrário, adicione mais um pouco de amêndoas inteiras ao copo do liquidificador e repita o procedimento. Ah, não descarte os pedacinhos que sobrarem na peneira, você pode incorporá-los à massa ou usá-los para cobrir o bolo antes de levar ao forno.

Volte ao liquidificador. Depois de remover os restos das amêndoas, junte 3 ovos, a maçã picada, as passas, o óleo e a canela. Bata muito bem até ficar homogêneo.

Verta o conteúdo do liquidificador sobre a farinha de amêndoas. Com uma colher de pau ou espátula de silicone, misture delicadamente até ficar uniforme. Adicione então o fermento e mexa até incorporar.

Despeje a massa na forma preparada. Alise a superfície com uma espátula de silicone. Distribua por cima a amêndoa grosseiramente triturada que pode ter sobrado. Distribua as meias-luas de maçã por todo o bolo, espetando-as verticalmente e até o fundo da assadeira (quando o bolo cresce, elas sobem um pouquinho). Polvilhe um pouco de canela sobre o bolo, se quiser.

Leve ao forno até que o bolo doure e passe no teste de palito. Deixe que ele esfrie sobre uma grade antes de desenformar. Use as sobras de papel manteiga para ajudar a removê-lo (o bolo tem textura delicada e pode não curtir muito sair da forma).

Sirva em temperatura ambiente. Sirva com um fio de mel, se quiser. Este bolo se conserva bem por até 2 dias na geladeira. É bolo com frutas frescas, sem o poder conservante do açúcar, daí ser mais perecível.

Observações Finais

Bolo de maçã e amêndoas

* Se preferir uma farinha de amêndoas mais clarinha, use amêndoas sem pele.

* Se quiser, pule toda a etapa de triturar e peneirar e use 2 xícaras de chá de farinha de amêndoas comprada pronta. Eu não recriminaria você 😉

* Passas brancas tendem a ser menos doces que as pretas. Assim, prove e veja se não é necessário acrescentar um pouco mais delas à sua massa até ficar doce como você gosta. Ou, se você não se importar de ter um bolo de massa mais escura, use passas pretas. Elas, sim, são super doces.

* Eu usei 2 formas descartáveis pequenas de bolo inglês e sobrou massa para 3 bolinhos do tamanho de empadas médias (como o bonitinho da foto acima).

* Para quem não está no Brasil, aqui se vendem pacotes de 1 kg de maçãs pequeninas, tipo gala ou fuji, decorados com personagens infantis (Turma da Mônica, Mickey Mouse e Senninha são alguns exemplos).

anterior
Bolo de fubá da Akemi
próximo
Pão de mingau de aveia
anterior
Bolo de fubá da Akemi
próximo
Pão de mingau de aveia

Adicionar um comentário