Salada de berinjelas assadas

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Salada de berinjelas assadas

10 de abril de 2011

Descrição

Compartilhar

No final de semana, fui à minha mercearia preferida e encontrei berinjelas japonesas (que não são muito comuns em Brasília). Não tive dúvidas: levei uma porção delas para casa.

De volta ao lar, fucei a internet furiosamente até encontrar a receita que me pareceu aproveitar bem o potencial de berinjelinhas tão fofinhas. Veio do Chucrute com Salsicha, da Fer, e não tinha como não ser incrível.

Precisei fazer algumas adaptações. Como o meu pé de manjericão anda muito infeliz, preferi não tirar folhinhas dele e trocar por tomilho, da horta da minha mãe. Também não tinha pinoles e preferi não substituir por outra castanha. E, revisando a receita agora, vi que esqueci de usar o vinagre balsâmico.

Ainda hei de fazer a receita original. Mas devo dizer que desse jeito ficou bom demais!

Receita adaptada daqui

Ingredientes

3 berinjelas japonesas médias
1 dente de alho picadinho
1 fio de azeite
Sal grosso e flocos de pimenta vermelha a gosto
1 cebola branca pequena
1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho (usei branco)
1 punhado de alcaparras (se usar aquelas em conserva salgada, lave-as e enxague-as antes de usar para retirar o excesso de sal)
1 punhado de pinoles levemente tostados (eu não tinha)
1 punhado de folhas de manjericão (usei tomilho)
1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico (eita, esqueci de usar!)

Modo de Preparo

Lave as berinjelas e corte-as em rodelas na diagonal. Coloque-as numa tigela e tempere-as com um fio de azeite, sal, pimenta em flocos e um dente de alho picadinho.

Distribua as rodelas numa vasilha de vidro refratário e leve ao forno preaquecido a 190ºC por 20 minutos, girando a assadeira na metade do tempo.

Enquanto isso, descasque a cebola e corte-a em meias-luas fininhas. Mergulhe-as em água fervente por 20 segundos, escorra em uma peneira e tempere com o vinagre. Reserve.

Depois que a berinjela estiver pronta, tire-a do forno e deixe que esfrie um pouco antes de misturá-la às cebolas, às alcaparras, aos pinoles (que eu não tinha) e ao manjericão (que eu troquei por tomilho). Tempere com o vinagre balsâmico (esqueci), deixe descansar por 30 minutos para o sabor apurar e sirva com um fio de azeite por cima.

anterior
Hummus
próximo
Bolo de maçã com caramelo
anterior
Hummus
próximo
Bolo de maçã com caramelo

Adicionar um comentário