Pumpkin bread da Sara

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pumpkin bread da Sara

31 de março de 2014

Descrição

Compartilhar

Comer bolo, que é bom, não como nada. Mas falar de bolo, que é quase tão bom quanto, eu faço sempre. Outro dia, estava conversando com uma colega querida do trabalho e ela comentou sobre um bolo que sua irmã preparava com abóbora e especiarias. Eu, que tenho palpitações só de ouvir falar em receitas com ingredientes pouco usuais, já me assanhei. Pedi a receita e executei assim que cheguei em casa.

O que é o cheiro desse bolo assando, minha gente. Perfuma a casa toda. E, embora o nome da receita seja pumpkin bread, ele não tem textura pesada – é leve como um bolo de cenoura. Quanto ao sabor, o que posso dizer é que todos que comeram ficaram apaixonados. No trabalho, num instante, não restou nem farelinho – mas sobrou gente pedindo a receita.

Receita adaptada da Sara, irmã da Ana Paula 🙂

Ingredientes

1 xícara (chá) de abóbora japonesa, picada (pode ou não estar cozida – usei cozida)
¼ de xícara (chá) de maçã descascada (usei uma gala pequena, sem miolo e sem casca)
¼ de xícara (chá) de óleo (usei canola)
2 ovos
½ xícara (chá) de açúcar branco (não usei)
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (usei 1 xícara)
1 ½ xícaras de farinha de trigo (usei 1 1/3 de xícara)
½ xícara (chá) de fubá (usei 2/3 de xícara)

2 colheres (chá) de canela em pó
½ colher (de chá) de noz-moscada
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ de colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de passas pretas*

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma média de bolo inglês (usei 2 pequenas decartáveis, sem untar nem nada).

A receita pode ser inteiramente preparada no liquidificador, mas eu preferi usar o mesmo método que utilizo para fazer bolo de cenoura, que é o que apresentarei agora.

No liquidificador, bata juntos a abóbora, a maçã, o óleo e os ovos até obter um líquido uniforme. Adicione o açúcar e bata até incorporar. Reserve.

Numa tigela grande, combine a farinha de trigo, o fubá, a canela, a noz-moscada, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio. Verta nos ingredientes secos a mistura de abóbora batida e incorpore delicadamente, com o auxílio de uma espátula. Por fim, adicione as passas, misturando delicadamente para distribui-las na massa.

Despeje a massa na assadeira preparada e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito (meu forno anda tão doidinho que eu nem me arrisco contar quanto tempo levou).

Deixe o bolo esfriar numa grade antes de desenformar. Sirva morno ou em temperatura ambiente, com um café fresquinho ou um chá de especiarias.

Observações Finais

* Para que as minhas frutas secas não fiquem ressecadas, gosto de hidratá-las em um líquido quente – pode ser água, chá, rum, o que me parecer mais adequado na hora. Para hidratar as que usei nesse bolo, preparei um chá de maçã com especiarias – de saquinho mesmo – e deixei as passas nele por uns 15 minutos. Ficaram gordinhas e cheirosas.

anterior
Cookies duplos de chocolate e leite condensado
próximo
Bolo de banana caramelada
anterior
Cookies duplos de chocolate e leite condensado
próximo
Bolo de banana caramelada

Adicionar um comentário