Eu costumo me empolgar com ingredientes. Foi o que aconteceu com a PTS graúda. Gosto muito da aparência e da textura dela. Eu a encaro como uma tela em branco, pra gente dar a cara (e o sabor) que quiser.
Dessa vez, usei como base duas receitas que já estão aqui no blog (do caetano de grão-de-bico e da PTS ao molho de tomate). Ficou muito bom! E o melhor – congela direitinho. Meu eu do presente sempre agradece o eu do passado que deixa potinhos desse caetano no freezer.
Receita minha, mesmo 😉
2 xícaras de proteína texturizada de soja (PTS) graúda
4 xícaras de água
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 cebola média picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres chá) de páprica defumada
1 xícara de molho de tomate caseiro
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de shoyu
1 vidro de champignon em conserva (200g)
1 caixinha de creme de leite vegetal (usei o Nude)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Numa panela média, adicione a água e leve ao fogo. Quando ferver, adicione a PTS e o vinagre, misture bem e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 10 minutos.
Escorra a PTS em um escorredor de macarrão. Em seguida (cuidado para não queimar as mãos), revolva-a sob a água corrente para tirar o cheiro de ração de cachorro.
Coloque o escorredor de macarrão sobre uma tigela. Sobre a PTS, acomode um prato e um peso para ajudar a drenar bem a água (eu uso uma caneleira de 5 kg). Deixe por uns 20 minutos.
Depois de passar uma água na panela em que aferventou a PTS, leve-a ao fogo. Adicione o azeite e a cebola e refogue bem. Em seguida, acrescente o alho e a páprica e refogue mais. Adicione a PTS a esse refogado e misture bem. Deixe secar um pouquinho na panela.
Agora é hora de adicionar o molho de tomate, o extrato de tomate, o catchup, a mostarda e o shoyu. Misture muito bem.
Verta o conteúdo do vidro de champignons em um peneira grande e passe em água corrente para retirar o sabor forte de conserva. Adicione ao refogado. Mexa de novo, prove e acerte o tempero com sal e pimenta.
Deixe apurar o molho por uns 10 minutos. Se achar necessário, adicione um pouquinho de água, só para não grudar o fundo da panela. Finalize com o creme vegetal, misturando bem.
Precisa drenar por tanto tempo? Eu recomendo, viu. A PTS parece uma esponjinha, se a gente não drena, ela fica cheia de água. Quando ela está bem espremidinha, ‘chupa’ o sabor do molho.