Pão doce de milho

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão doce de milho

18 de março de 2014

Descrição

Compartilhar

Sou muito sugestionável. Cante uma música do meu lado e eu provavelmente sairei cantando também. Diga que viu uma pulga e eu me coçarei inteira. Comente, a respeito de um pão lindo de morrer, “Faça, que será o primeiro de muitos!”, que eu vou ficar indócil até prepará-lo.

No começo do mês, a querida Gina publicou uma foto de um pão doce de milho na página do NacoZinha no Facebook. Pão + doce + milho, pode haver combinação mais atraente de palavras? Além disso, o pão usava um ingrediente inusitado – leite condensado. Era a isca que faltava.

Assim que deu, corri para a cozinha. Usei milho fresco e modelei pãezinhos pequenos. O marido, que é fã de pães macios e levemente adocicados, gostou tanto que pediu para ficar com a fornada inteira só para ele (20 unidades de pãezinhos, tsá).

Repito aqui o comentário da Gina: faça, que será o primeiro de muitos! Para mim, certamente será!

Receita minimamente adaptada daqui

Ingredientes

1/2 lata de leite condensado (cerca de 200 g)
1/2 lata de milho verde (usei quantidade equivalente em milho fresco debulhado)
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de leite em pó
1/3 de xícara de leite
1 pitada de sal
500 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco (2 colheres das de chá)
Fubá para polvilhar

Modo de Preparo

No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento e a farinha de trigo. Despeje o líquido em uma tigela grande, adicione o fermento, misturando levemente, e em seguida, vá acrescentando farinha aos poucos, até obter uma massa que possa ser trabalhada com as mãos. Transfira para a sua superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica (como eu precisava brincar com uma pequena muito animada, deixei que a batedeira e o seu gancho preparassem e trabalhassem a massa por mim).

Acomode a massa em uma tigela grande, levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Uma vez que isso aconteça, trabalhe a massa novamente para tirar o gás que se acumulou. A partir daí, modele como quiser: faça dois rolos e acomode em formas médias de bolo inglês forradas com papel manteiga untado e polvilhado com fubá (forre primeiro, depois unte e polvilhe o papel). Ou faça como eu: divida a massa em 20 porções iguais, boleie e acomode em uma assadeira forrada com papel manteiga untado e polvilhado com fubá. Faça cortes na superfície dos pães como desejar e deixe descansar por uma hora.

Faltando 30 minutos para o fim do descanso do pão, ligue o forno a 180ºC. Antes de fornear os pãezinhos, pincele-os com gema (eu preferi pincelar com leite) e polvilhe fubá. Leve ao forno até dourar.

Observações Finais

O sabor de milho ficou muito discreto – quase imperceptível – com o uso de milho fresco. Recomendo que você utilize milho em conserva, desses de latinha, para um sabor mais pronunciado.

anterior
Bolo de banana com cobertura streusel da Flo Braker
próximo
Brownies de abacate
anterior
Bolo de banana com cobertura streusel da Flo Braker
próximo
Brownies de abacate

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário