Palha italiana de limão e chocolate branco

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Palha italiana de limão e chocolate branco

28 de janeiro de 2017

Descrição

Compartilhar

A história começa assim: no final do ano passado, precisávamos passar em um desses mercados que vende produtos no atacado. Não tínhamos com quem deixar as crianças e as levamos junto. Lá pelas tantas, na fila do caixa, os bichinhos estavam num mau humor terrível. Até que avistaram umas latas de biscoito decoradas. Com pena, o pai cedeu e comprou uma pra cada.

Você comeu os biscoitos? Eles também não. Ficaram bem felizes com a cartela de adesivos que vinha dentro da lata, mas desprezaram totalmente o conteúdo comestível. E aí eu terminei com duas latas gigantes entulhando a minha pequena despensa.

Há algumas semanas, no entanto, minha paciência com aquele mundaréu de biscoito acabou. Resolvi dar um fim neles. Um fim digno e doce. Palha italiana! De limão e chocolate branco, que é uma combinação linda de sabores.

A receita foi inspirada em duas outras da querida Luciana Goto, do canal do Youtube Daisuki Doces. E ó, ficou INCRÍVEL.

Tem biscoito sobrando aí na sua casa? Faz palha italiana! Garanto que acaba rapidinho.

Receita adaptada daqui e daqui

Ingredientes

1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
100 mL de creme de leite
1 lata de leite condensado (395 g)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
50 g de chocolate branco picado
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de raspas de limão (só a parte verde)
180 g de biscoitos amanteigados quebrados em pedacinhos (pode ser Maizena também)
Açúcar refinado quanto baste

Modo de Preparo

Forre com filme plástico uma forma grande de pão de forma (32,3 cm X 12,5 cm), deixando sobrar em todos os lados. Se quiser, unte a superfície do filme plástico (em teoria, não precisa, mas eu não curto me arriscar com palha italiana).

Numa panela de fundo grosso, adicione a farinha de trigo e o creme de leite. Com um fouet, misture bem até que não haja mais gruminhos de farinha. Acrescente o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco. Ligue o fogo baixo.

Mexa constantemente com uma colher de pau ou espátula de silicone até o brigadeiro ‘dar ponto’ (veja a Luciana ensinar qual é o ponto). Apague o fogo e some o suco e as raspas de limão. Mexa até homogeneizar. Em seguida, acrescente o biscoito picado, envolvendo delicadamente até distribui-lo bem.

Despeje a massa na forma preparada, alisando-a com o auxílio de uma colher. Cubra toda a superfície com filme plástico. Aproveite para comprimir o doce e deixá-lo bem retinho.

Espere amornar e então leve à geladeira por pelo menos 2 horas (eu sempre deixo de um dia para o outro).

Na hora de cortar, puxe as sobras de filme plástico para erguer o doce da assadeira. Coloque-o sobre uma tábua de cortar pão e remova o filme plástico da superfície. Com uma faca grande, corte o doce em quadrados de mesmo tamanho. Role cada quadrado em açúcar refinado. Sirva(-se) em seguida.

Observações Finais

* “Eca, e essa farinha?” Essa farinha é que deixa a palha italiana fácil de cortar. E não se preocupe: não fica gosto nenhum, nem textura esquisita. Só gruda menos na faca (e poupa os seus nervos).

* “Tem que ser açúcar refinado?” Eu testei outras variedades de açúcar na palha italiana – cristal, de confeiteiro, demerara. O refinado foi o que me deu o melhor acabamento. Mas fica a seu critério.

* Prefere limão siciliano? Vá em frente, vai ficar ótimo!

anterior
Salada de abobrinha crua da Bela Gil
próximo
Bolo de pera com farinha de rosca
anterior
Salada de abobrinha crua da Bela Gil
próximo
Bolo de pera com farinha de rosca

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário