Pãezinhos girafa semi-integrais

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pãezinhos girafa semi-integrais

11 de abril de 2012

Descrição

Compartilhar

Nunca tinha ouvido falar desses pãezinhos até conhecer uma história bem bonitinha sobre uma menininha de 3 anos e meio e uma empresa sensível aos pedidos de seus clientes. Desde então, senti uma simpatia crescente por essas gracinhas craqueladas, que lembram a pelagem de uma girafa, e que são chamados por muitos nomes diferentes – Dutch crunch breads, tiger breads, giraffe breads.

O que dá a aparência tão característica aos pães é uma pasta feita com farinha de arroz, espalhada sobre os pãezinhos antes de assá-los. Além de deixá-los bonitinhos, a pasta dá um croc-croc delicioso.

Para diminuir minha culpa, fiz uma versão semi-integral, usando um pouco farinha de trigo integral na massa e farinha de arroz integral na cobertura. Ficou muito bom!

Giraffe breads
 
Receita adaptada daqui e daqui

Ingredientes

1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
1/4 de xícara de água morna
1 xícara de leite morno
1 1/2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo integral
Até 3 xícaras de farinha de trigo comum (eu usei 2 1/4)

Para a cobertura:
1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 de xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo de canola
1/4 colher (chá) de sal
3/4 de xícara de farinha de arroz integral

Modo de Preparo

Na tigela da batedeira, adicione o fermento, a água, o leite e o açúcar, misturando até que os ingredientes fiquem bem combinados. Deixe descansar por 5 minutos. A mistura deve ficar espumosa e com cheiro de fermento.

Adicione o óleo, o sal, a farinha de trigo integral e 1 xícara de farinha de trigo comum na tigela da batedeira. Usando o gancho de massa, bata em velocidade média até que tudo esteja bem misturado. Você vai obter uma massa pegajosa, com cara de mingau grosso.

Comece então a somar farinha, 1/4 de xícara de cada vez, até que a massa se desgrude das laterais da tigela. Quando isso acontecer, pare de adicionar farinha e deixe que a batedeira trabalhe por 4 minutos, em velocidade média. Acomode a massa em uma tigela levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora ou até duplicar de volume.

Quando a massa estiver devidamente crescida, ligue o forno a 200ºC, limpe a sua superfície de trabalho e acomode nela a massa. Com os punhos, aperte a massa e extraia o ar acumulado. Divida-a em 10 porções e modele bolinhas. Acomode-as em assadeiras forradas com tapete de silicone (ou assadeiras bem untadas e enfarinhadas), cubra com filme plástico para que não ressequem e deixe crescer por 15 minutos, enquanto você faz a cobertura.

Numa tigela, adicione todos os ingredientes da cobertura e bata bem com um fouet. A mistura deve ficar com uma consistência mais pastosa (se ficar muito ralinha, não vai rachar da maneira certa). Adicione mais farinha de arroz ou mais água, se for o caso.

Cubra generosamente os pãezinhos que vai levar ao forno com a pasta de farinha de arroz. Pode usar uma colher ou uma espátula pequenina, daquelas de espalhar patê ou manteiga.

Asse os pãezinhos por cerca de 25 minutos ou até que eles fiquem com a cobertura rachada e douradinha. Retire-os do forno, remova-os da assadeira e acomode-os sobre uma grade para que eles resfriem.

Observações Finais

É importante que a cobertura seja colocada sobre os pãezinhos imediatamente antes de eles irem ao forno. Se colocada antes disso, ela fermenta e fica com bolinhas (e perde o aspecto craquelado desejado – mas não compromete em nada o sabor, só a aparência). Ah, não se esqueça de misturá-la bem antes de usá-la.

anterior
Brioches
próximo
Berinjela ao vapor com molho agridoce
anterior
Brioches
próximo
Berinjela ao vapor com molho agridoce

Adicionar um comentário