• Home
  • Pães
  • Pãezinhos de batata e soro de iogurte
Pãezinhos de batata e soro de iogurte

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pãezinhos de batata e soro de iogurte

2 de dezembro de 2013

Descrição

Compartilhar

Frequentemente preparo iogurte grego em casa – na verdade, nem sei se é iogurte grego de verdade – é simplesmente iogurte natural drenado por algumas horas em uma peneira fininha. É facinho de preparar, fica uma delícia mas… deixa sobrar um monte de soro de iogurte, que eu morro de pena de jogar fora.

O que fazer com o soro? Normalmente, eu uso em vitaminas, para diluí-las. Mas, quando estou me sentindo corajosa, uso como substituto do buttermilk, como na receita a seguir.

O cheiro dos pãezinhos saindo do forno é inebriante. E como são fofos e delicados. São tão bons que eu até esqueci por uns instantes que estou muito fora de forma e já não consigo sovar massas como antes.

Ah, fui preguiçosa e não fiz o último passo da receita, que é pincelar os pãezinhos recém-saídos do forno com manteiga e salpicar um pouquinho de sal triturado grosseiramente. Talvez por isso tenha achado que faltou um tiquinho a mais de sal.

Mas, no geral, achei a receita muito boa. Farei de novo assim que o estoque de soro de iogurte aumentar.

Pão de batata e soro de iogurte

Pão de batata e soro de iogurte - sozinho

Receita adaptada daqui

Ingredientes

4 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher (chá) de açúcar
90 ml de água morna
1 1/2 xícaras de soro de iogurte (a receita original pede buttermilk)
1/2 xícara de açúcar
170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, cortada em pedaços pequenos, mais um pouco para untar uma tigela e duas assadeiras
1 1/4 de xícara (340g) de batata cozida e espremida
2 ovos grandes levemente batidos
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
6 xícaras de farinha de trigo, mais 2/3 de xícara para a sova

Modo de Preparo

Numa tigelinha, misture os três primeiros ingredientes. Deixe a mistura descansar por alguns minutos até borbulhar.

Numa panelinha, misture o soro de iogurte e o açúcar. Leve ao fogo baixo até que o açúcar dissolva (uns 6 a 7 minutos). Despeje essa mistura em uma tigela resistente a calor e acrescente a manteiga e as batatas. Misture bem e deixe descansar por 8 a 10 minutos.

Feito isso, some o fermento, os ovos e o bicarbonato, mexendo bem até obter uma mistura uniforme. Reserve.

Numa tigela grande, peneire o sal e 6 xícaras de farinha. Faça uma cavidade no centro da farinha e adicione a mistura líquida. Misture bem com uma colher de pau, até que os líquidos comecem a ser absorvidos e você obtenha uma massa mais ou menos coesa.

Despeje a massa na sua superfície de trabalho, já devidamente enfarinhada com aqueles 2/3 de xícara pedidos na lista de ingredientes. Trabalhe a massa até que ela fique lisa, macia e fofa.

Acomode a massa em uma tigela grande, generosamente untada com manteiga. Faça picotes em sua superfície com uma tesoura de cozinha, cubra com filme plástico e deixe crescer por 2 horas ou até dobrar de volume (para mim, 1h30 foram suficientes).

Unte com manteiga duas assadeiras redondas de 25 cm de diâmetro e 7,5 cm de altura.

Divida a massa em 32 pedaços iguais: primeiro, reparta-a em duas metades; depois, divida cada metade ao meio; siga dividindo as porções de massa ao meio até chegar a esse número mágico (é mais simples do que parece).

Modele as porções de massa e acomode as bolotas nas assadeiras, deixando espaços entre elas (elas crescerão e grudarão umas nas outras). Cubra folgadamente com filme plástico e deixe crescer de novo por 1h30.

Ligue o forno a 190ºC . Quando estiver aquecido, asse os pãezinhos por 25 a 30 minutos ou até dourarem.

Retire-os do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade, ainda na assadeira, por 15 minutos. Passado esse tempo, desenforme-os cuidadosamente e devolva-os à grade para que terminem de esfriar. Não se esqueça de pincelá-los com manteiga derretida e salpicar um pouquinho de sal grosso moído sobre eles.

Sirva mornos ou à temperatura ambiente, com manteiga, requeijão ou o que mais gostar.

anterior
Bolo de banana, aveia e castanha-do-pará
próximo
Muffins de chocolate da Hummingbird Bakery
anterior
Bolo de banana, aveia e castanha-do-pará
próximo
Muffins de chocolate da Hummingbird Bakery

2 Comentários Esconder comentários

Na receita tem açucar 2 vezes nos ingredientes…fiquei na duvida qual seria o sal ,pois faltou na receita…aguardo sua correção pois achei lindo os pães.

Oi, Juliana! O açúcar aparece duas vezes, pois a primeira vez é aquela quantidade que a gente coloca só para o fermento ficar feliz. Quanto ao sal, você está certa, faltou! Vou acrescentar na receita. É 1 colher de chá! Obrigada pelo comentário! Abraços!

Adicionar um comentário