Mangulão

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Mangulão

30 de outubro de 2017

Descrição

Compartilhar

Mangulão de perto

Na última sexta, foi aniversário de um amigo querido que partiu cedo demais, mas que deixou tantas lembranças divertidas que não há uma semana sequer em que a gente não relembre alguma boa história.

Em homenagem a ele, que sempre gostou de saborear uns quitutes no meio da tarde, preparei um prato típico de Tocantins que ele me apresentou: o mangulão. Já provou? Parece um pão de queijo, só que assado em forma de anel, feito bolo.

O mangulão é muito fácil de fazer – basta um liquidificador, uma tigela e pronto! E é mágico: experimente colocar um quentinho junto com um café recém-passado pra você ver se os dois não somem! 😉

Receita daqui

Ingredientes

3 ovos inteiros
125 mL de leite
150 mL de óleo vegetal (usei canola)
250 g de polvilho doce
1 colher (sopa) de fermento em pó
200 g de queijo minas meia cura ralado
Sal a gosto (depende do seu queijo – usei menos que uma colher de chá)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de anel média (22 cm de diâmetro) com manteiga. Reserve.

No liquidificador, bata os ovos, o leite e o óleo até ficar bem homogêneo. Acrescente aos poucos o polvilho, batendo até obter uma mistura cremosa.

Transfira a mistura para uma tigela e adicione o queijo, mexendo bem. Prove um pouquinho da massa e verifique se precisa de mais sal. Ajuste até o seu paladar.

Verta a massa na forma preparada, alisando a superfície para ficar uniforme. Leve para assar até que um cheiro incrível de pão de queijo se espalhe pela casa e o mangulão fique douradinho feito pão de queijo (pode levar uns 45 minutos).

Retire do forno e espere esfriar um pouco para desenformar. Sirva em fatias, com requeijão, manteiga, geleia ou purinho. E com café, claro!

Observações Finais

* Enquanto pesquisava por receitas de mangulão, vi a seguinte sugestão: adicionar à massa 100 g de bacon e 1 dente de alho bem picadinhos e fritos, uma pitada de pimenta calabresa e 1 colher de sopa de salsinha picadinha. Não fiz assim porque queria algo mais parecido com que eu comia com o meu amigo, mas alguém tem alguma dúvida de que fica bom?

anterior
Cookies craquelados da Dorie
próximo
Bolo de milho verde e coco
anterior
Cookies craquelados da Dorie
próximo
Bolo de milho verde e coco

3 Comentários Esconder comentários

Adicionar um comentário