Bolo de banana com passas e farinha de aveia

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de banana com passas e farinha de aveia

25 de março de 2015

Descrição

Compartilhar

Este bolo é uma variação de um que você já viu aqui – um bolo de aveia sem açúcar, trigo ou lactose, que deve sua doçura a bananas muito maduras e frutas secas. O que me fez achá-lo interessante e digno de um novo post é o uso de farinha de aveia, em vez de aveia em flocos – a textura fica mais fechadinha, com mais cara de bolo. Não que eu não goste de bolos de aveia com a típica textura dos flocos – AMO. Mas queria variar, e adorei.

Bolo de banana sem açúcar

A receita original, vi no Teretetê na Cozinha (um blog tão delícia que me dá raiva de não ter conhecido antes). Como precisei aproveitar o sono noturno da crianças para prepará-la, fiz tudo a mão, mas este é um bolo que fica melhor feito no liquidificador – as passas ficam mais bem trituradinhas e adoçam melhor a massa.

Sobre o sabor, da primeira vez que o comi, frio, achei que não estava doce o suficiente para o meu gosto – e olha que eu já tinha acrescentado uma colher de sopa de xarope de bordo à massa antes de levá-la ao forno. Experimentei acrescentar um fiozinho de xarope de bordo ao servir – ficou muito bom!

Bolo de banana sem açúcar

Mas sabe qual foi o meu jeito preferido de saboreá-lo? Como a Rita Lobo ensinou: coloquei fatias na torradeira e saboreei-as quentinhas, com um pouco de manteiga com sal. Tão, tão bom que eu já estou ansiosa pelo café da manhã de amanhã 😉

Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes

4 bananas prata ou nanica bem maduras
½ xícara (chá) de uvas passas sem sementes
3 ovos
1/3 xícara de óleo (usei canola)
2 xícaras (chá) de farinha de aveia
2 colheres (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de canela em pó, mais um pouquinho para polvilhar sobre o bolo (adição minha)

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte duas formas pequenas de bolo inglês (ou uma média) com óleo e polvilhe com farinha de aveia. Como usei formas descartáveis de alumínio, não fiz nada 😉

No copo do liquidificador, adicione as bananas, as passas, os ovos, o óleo e a canela. Bata muito bem até obter um creme homogêneo, com as passas bem trituradas.

Transfira a mistura para uma tigela grande e acrescente a farinha de aveia. Misture com uma colher de pau ou espátula de silicone até que a massa fique bem homogênea. Neste ponto, convém provar a massa – se sentir falta de um gostinho mais doce, acrescente o adoçante de sua preferência, em pequena quantidade. Misture bem e prove de novo. Repita o processo até o sabor ficar do seu agrado. Some então o fermento e misture bem até incorporar.

Despeje a massa nas formas preparadas, polvilhe a superfície com um pouco de canela e leve ao forno até que os bolos passe no teste do palito (ele fica bem corado no topo). Como meu forno é meio lerdo, isso deve ter levado uns 45 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade antes de comer.

Observações Finais

Use uma farinha de aveia certificada (como esta daqui) e este bolo poderá ser servido a quem não pode com o glúten! AÊÊÊÊ!!!

anterior
Bolinhos de milho
próximo
Cookies de chocolate e aveia
anterior
Bolinhos de milho
próximo
Cookies de chocolate e aveia

16 Comentários Esconder comentários

Fiz e ficou maravilhoso!
Só acrescentei umas gotinhas de adoçante bem pouco pois as bananas estando bem maduras e as passas já adoçam.

Ih, Maria Elisa, eu só testei em forma de bolo inglês ou forminhas de muffins (essas, sei com certeza que dá certo). Mas deve dar em outras formas! Recomendo que você meça a capacidade da forma que vai usar – ela deve ser para aproximadamente 1 L (dá para ser menor do que isso, desde que você use mais de uma. Mas não pode ser maior!). Abraços!

Esse bolo fica maravilhoso…eu já fiz várias vezes. Usei forma de pudim e com 02 colheres de fermento, conforme a sua receita. Por iniciativa própria, após bater os ingredientes e antes de colocar o fermento, coloquei frutas cristalizadas(não as que são passadas no açúcar) e ficou muito bom. Fica a dica! Obrigada pela ajuda que nos dá.

Ô, Jaci, fiquei muito feliz de ler o seu comentário! Deve ficar uma delícia com frutas cristalizadas, hummmmmmm. Abraços e obrigada pelo retorno!

Adicionar um comentário