Barrinhas de chocolate branco e glacê de limão

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Barrinhas de chocolate branco e glacê de limão

22 de setembro de 2016

Descrição

Compartilhar

Manter este blog me faz aprender muito, todos os dias – novas técnicas, novas habilidades, novas combinações de sabores, novas preferências. Mas também me deixa meio ‘besta’ – tem sido cada vez mais frequente eu provar algo na rua e pensar “hum, isso eu faço melhor na minha cozinha”.

Por isso, quando eu encontro fora de casa alguma comidinha que me desperte a atenção, eu fico completamente obcecada. Foi o caso de um bolo de chocolate branco e limão que provei no Lá em Casa Cuisine, um traiteur* incrível que fica pertinho da minha casa. Sério: eu não consigo manter a compostura diante dele. A textura rica do chocolate branco, a leveza do limão, a combinação perfeita de doce e azedo, gente, não dá pra explicar.Daí que eu comecei a pesquisar por aí por receitas que pudessem reproduzir a delícia da dobradinha do chocolate branco com o limão. Caí em uma promissora receita do David Lebovitz. Qualquer receita que ele dá é, no mínimo, o máximo. E essas barrinhas não foram diferentes.

De textura, lembram um bom brownie fudgy. De sabor, lembram muito o bolo (ou seja – são maravilindas). O preparo é muito fácil e elas ficam tão bonitas…

Se eu fosse você, faria uma fornada dessas belezinhas hoje mesmo. E, desde já, de nada 😉

Receita minimamente adaptada daqui

Ingredientes

Para o bolo:

150 g de manteiga sem sal, em cubos (usei com sal)
170 g de chocolate branco picado
1 pitada de sal (omiti)
Raspas de um limão (a receita original pede siciliano, mas eu quis usar tahiti)
150 g de açúcar
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
150 g de farinha

Para o glacê de limão:

120 g de açúcar de confeiteiro (usei impalpável)
2 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora (a receita original pede siciliano, mas eu quis usar tahiti)
Opcional – mais raspas de limão para decorar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 190ºC. Unte uma assadeira quadrada de 20 cm com manteiga e forre fundo e laterais com papel manteiga, deixando sobrar 5 cm para fora (eles vão servir como ‘alças’ mais adiante).

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (eu levei os dois juntos ao fogo bem baixinho, numa panela de fundo grosso, mexendo sempre, até derreter, afastando do calor a qualquer sinal de superaquecimento). Acrescente as raspas de limão e misture bem. É possível que a mistura não esteja com uma cara muito homogênea, com a manteiga líquida meio separada do chocolate derretido. Não se preocupe, é assim mesmo. Retire do fogo e deixe amornar.

Em uma tigela média, com o auxílio de um fouet, bata os ovos com o açúcar até espumar. Em seguida, acrescente a mistura de chocolate branco derretido, mexendo bem até ficar uniforme. Adicione então a farinha, misturando delicadamente com uma espátula de silicone até que ela fique incorporada à massa (cuidado para não mexer demais).

Verta a massa na forma preparada e leve ao forno por 30 a 35 minutos, até que um palito inserido no centro do… ahn… bolo (vamos chamá-lo assim) saia limpo.

Retire a forma do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade. Assim que estiver mais fria, segure as ‘alças’ de papel manteiga e remova o bolo. Vire-o sobre um prato grande, remova o papel manteiga do fundo e desvire-o sobre a grade. Deixe esfriar completamente.

Prepare então o glacê: em uma tigelinha, combine o suco de limão e o açúcar até obter um creme ralo e homogêneo. Com o auxílio de uma colher, derrame-o delicadamente sobre o bolo. Espalhe a cobertura com uma espátula de confeiteiro ou faquinha pra passar patê. Se quiser, rale por cima um pouquinho de casca de limão tahiti para dar um toque aromático e verdinho.

Quando o glacê ficar durinho, corte o bolo em 9 ou mais pedaços.

Observações Finais

Tô phyna, né, mandando um francês logo no segundo parágrafo. Eu explico: traiteur é o que a gente conhece em português como tratoria – um estabelecimento que vende pratos prontos pra gente fazer a festa em casa. Além do bolo divino de chocolate branco com limão, o Lá em Casa tem tortas salgadas deliciosas, a melhor mousse de chocolate de vida e um monte de outras delícias francesas. Se você for de Brasília, recomendo demais dar um pulo lá. E não, não estou recebendo nadinha por falar bem deles. Eu realmente sou fã de carteirinha.

Galinhada da Rita Lobo
anterior
Galinhada da Rita Lobo
próximo
Bolo de maracujá com sementes de papoula
Galinhada da Rita Lobo
anterior
Galinhada da Rita Lobo
próximo
Bolo de maracujá com sementes de papoula

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário