Fudge de limão e macadâmias

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Fudge de limão e macadâmias

21 de maio de 2016

Descrição

Compartilhar

Em tempos onde o azedume e a amargura imperam, o que a gente pode fazer? Ou se deixar contaminar ou contra-atacar com um doce mais doce do que o doce de batata-doce. Eu sempre vou preferir a segunda opção 😉

Eu, que sou uma entusiasta do brownie fudgy, vergonhosamente ainda não havia feito o doce cujo nome deu origem ao adjetivo fudgy – o fudge. É um doce de corte beeeeem docinho, como o nosso querido brigadeiro. A textura, para mim, fica entre o doce de leite em tablete e o brigadeiro de enrolar.

O fudge é feito tradicionalmente com açúcar, leite ou creme de leite fresco, um pouquinho de manteiga e um ingrediente que dará o sabor predominante – chocolate, chocolate branco, manteiga de amendoim… E, claro, castanhas, biscoito quebradinho, frutas secas e o que mais você desejar adicionar.

Mas há um jeito bem mais simples de fazer fudge: trocar o creme de leite e o açúcar por leite condensado. Além de ser mais simples preparar, o gosto fica mais parecido com o dos docinhos que a gente tanto gosta.

A receita original deste fudge é do Technicolor Kitchen, o oráculo da comida boa. No entanto, não sei se foi o chocolate que utilizei, mas da primeira vez que preparei, não houve meio de fazer o doce firmar para permitir um corte elegante. Ficou mais para brigadeiro de colher do que para barrinha. :-/

Assim, precisei fazer adaptações para adequar as proporções dos ingredientes ao meu chocolate. E, assim, consegui barrinhas perfeitas 🙂

Pessoalmente, acho que eles são doces demais – não consigo comer nem um pedaço inteiro. Mas meus colegas de trabalho A-MA-RAM. De não conseguir sair de perto da bandeja. De comer um pedaço atrás do outro e ainda reservar um terceiro para comer mais tarde. De falar deles por dias seguidos.

Doce demais? Doce na medida? Faça na sua casa e descubra se os fudges são para você 😉

Receita inspirada nessa daqui

Ingredientes

530 g de chocolate branco picado (usei as gotas da Callebaut)
1 lata  (395 g) de leite condensado
1 colher (sopa) de sumo de limão tahiti espremido na hora
1 colher (sopa) de raspas de limão tahiti
1 xícara de macadâmias torradas e grosseiramente picadas (as minhas eram levemente salgadas)

Modo de Preparo

Forre uma forma quadrada de 20 cm com papel alumínio, deixando sobrar para fora da forma, formando “alças”. Unte o papel com manteiga e reserve.

Junte o chocolate branco e o leite condensado numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo, até que o chocolate derreta e a mistura fique homogênea. Retire do fogo, adicione as raspas e o suco de limão e misture bem. Acrescente as macadâmias, misture e despeje o creme na forma preparada. Cubra e leve à geladeira por 2 horas ou até firmar.

Com a ajuda das “alças” de papel alumínio, levante o fudge e retire-o da forma. Remova todo o papel alumínio e corte o doce em quadradinhos (eu cortei em 25 pedaços).

Guarde em recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 semana, ou no freezer por até 2 meses.

anterior
Molho de tahine e missô
próximo
Brownies de chocolate de uma tigela só
anterior
Molho de tahine e missô
próximo
Brownies de chocolate de uma tigela só

Adicionar um comentário