Fogaça de azeitonas

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Fogaça de azeitonas

19 de outubro de 2008

Descrição

Compartilhar

Essa receita saiu de um livro lindo, português, chamado “Pães, pãezinhos e bolinhos”. Fogaça, aliás, é como chamam a focaccia em Portugal. Independentemente do idioma, é um pão muito gostoso e que merece um repeteco aqui em casa. Ah, com uma ressalva: tem que ter mais azeitonas (reivindicação do hômi, que é louco por azeitonas).

Fogaça de azeitonas

Fogaça de azeitonas

Receita extraída de “Pães, pãezinhos e bolinhos”, da coleção Guias Verbo de Culinária.

Ingredientes

450g de farinha de trigo (pode ser que você não use tudo isso – eu devo ter usado no máximo 400g)
5g de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite

Para cobrir:

10-12 azeitonas verdes descaroçadas (drene bem as azeitonas – depois de tirá-las do vidro, deixe que elas escorram uns 15 minutos dentro de uma peneira)
Sal grosso (se usar o de churrasco, quebre-o em pedaços menores)
Folhinhas de alecrim (opcional)

Modo de Preparo

Numa vasilha grande, junte a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e misture-os bem. Faça uma cova no meio deles e despeje ali 250ml de água morna e 1 colher (sopa) de azeite. Misture até que a massa comece a se formar. Transfira-a para a sua superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove até que ela fique lisa e elástica.

Forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela grande, coberta com filme plástico. Deixe assim até que a massa dobre de volume.

Feito isso, devolva a massa para a superfície de trabalho e sove novamente por 3 a 4 minutos.

Unte uma forma redonda (eu usei uma média retangular) com 1 colher (sopa) de azeite. Coloque a massa na forma e pressione-a com a ponta dos dedos, espalhando-a até deixá-la com uma espessura de uns 2cm. Para adiantar o processo, você pode abrir um pouco a massa com um rolo antes de colocá-la na assadeira. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos – aproveite e coloque o forno para aquecer a 200ºC.

Antes de levar a fogaça ao forno, faça pequenas covas com a ponta dos dedos em toda a superfície da massa. Pincele com o azeite restante. Distribua as azeitonas pela fogaça, calcando-as. Polvilhe com sal grosso. Se quiser, finque as folhinhas de alecrim pela superfície da fogaça (onde não houver buraco nem azeitona ;-)).

Asse por 30 minutos ou até que a fogaça fique dourada. Deixe esfriar um pouco sobre uma grade antes de comer.

Observações Finais

* Aqui em casa, nós cortamos a fogaça em quadradinhos e servimos ao lado de um prato fundo com uma mistura de azeite, vinagre balsâmico, pimenta rosa e alecrim. Assim, quem quisesse podia passar o pedaço de fogaça nesse ‘molho’ antes de comer.

anterior
Brownie da Rita Lobo
próximo
Biscoitos de macadâmia
anterior
Brownie da Rita Lobo
próximo
Biscoitos de macadâmia

Adicionar um comentário