Cuscuz de tapioca levinho para uma pessoa

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Cuscuz de tapioca levinho para uma pessoa

27 de abril de 2015

Descrição

Compartilhar

Há um tempo atrás, minha nutricionista me sugeriu cuscuz de tapioca como opção de lanche da tarde. Conhecem cuscuz de tapioca? É um pudim de tapioca grudentinho e, na minha opinião, DELICIOSO!

Ela chegou a me passar uma receita, mas era tão light que chegava a ser sem graça. Por outro lado, as receitas que eu encontrava na internet eram tão gordas que eu sentia os jeans apertarem só de ler a lista de ingredientes. Então testei, virei, mexi e desenvolvi a minha receita, individual, que achei linda! Tomara que vocês gostem também.

Sabe o que é melhor? Além de ser delícia e levinho, o cuscuz pode ser preparado em poucos minutos – só precisa fazer com alguma antecedência, pois fica mais gostoso geladinho.

Cuscuz de tapioca para um
Receita original da minha cozinha! 😉

Ingredientes

40 g (ou 1/4 de xícara) de tapioca granulada (não é goma – é isso aqui, ó)
45 ml (ou 3 colheres de sopa) de leite de coco light*
100 ml de leite desnatado*
Adoçante a gosto (uso sucralose líquida)*

Modo de Preparo

Em uma panela pequena, misture o leite de coco e o leite. Leve ao fogo baixo até começar a borbulhar. Desligue o fogo, adicione a tapioca e o adoçante e misture bem com uma colher de pau ou espátula de silicone. Deixe a mistura descansar por alguns minutos – a tapioca absorverá o líquido e ficará inchadinha, com aparência de mingau.

Mexa delicadamente apenas para distribuir melhor o líquido restante desse mingau e deite-o em uma tigelinha ou forminha (se quiser desenformar depois, recomendo untar levemente).

Leve à geladeira até que ele fique gelado. Pode comer direto do potinho (é o que eu faço mais frequentemente, por pressa). Mas, se quiser, desenforme, que fica mais charmoso. Regar com um pouco mais de leite de coco e enfeitar com lascas de coco fresco é opcional, mas muito bem vindo.

Rendimento: Um cuscuz pequenino, na medida para 1 pessoa. 

Observações Finais

* Minha lista de ingredientes é light/desnatada porque eu prefiro pegar leve durante a semana. Mas, se você preferir, use tudo integral – o leite de vaca e o de coco. E adoce com açúcar a seu gosto. Sirva com um fiozinho (ou fiozão) de leite condensado se quiser chutar o balde pra valer 🙂

* Para uma opção vegana/sem lactose, use apenas leite de coco. Eu não testei, mas imagino que fique incrível.

* Ah, viu que fofura, a minha forminha de cuscuz? É o potinho deste iogurte aqui. Ele é bem resistente, bonitinho e é exatamente do tamanho dessa receita.

anterior
Bolo duplo de pera com especiarias
Creme de chia com coco e graviola
próximo
Creme de chia com coco e graviola
anterior
Bolo duplo de pera com especiarias
Creme de chia com coco e graviola
próximo
Creme de chia com coco e graviola

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário