Creme de chia com coco e graviola

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Creme de chia com coco e graviola

30 de abril de 2015

Descrição

Compartilhar

Conhece chia, fia? É uma sementinha escura, lisa e ovalada, que traz muitos benefícios à saúde. “É fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).” Além disso, em contato com líquidos, a chia forma uma espécie de gel que, supostamente, prolonga a sensação de saciedade em quem o ingere.

Sozinho, o gel não tem gosto de nada. Dá pra tomar puro, que nem remédio. Mas dá para adicionar os seus sabores preferidos e transformá-lo em uma sobremesa levinha, que fica entre o creme e a gelatina. Gente, é bom de verdade. E, se você o servir com frutas bem coloridas ou uma colherada de compota de cor viva, ele fica lindão.

A minha sobremesa não ficou tão simpática das aparências porque eu quis usar compota de graviola para servi-la, e ela não tem uma cor tão impressionante. Mas ficou boa demais! A combinação de graviola com coco é perfeita!

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

100 g de polpa de graviola em estado líquido (usei aquelas prontas, que a gente compra congeladas no supermercado)
140 ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de sementes de chia
Adoçante a gosto (usei sucralose líquida)
Opcional – 1 colher (chá) de compota de graviola (eu só usei porque tenho uma mãe linda que faz ;-))

Modo de Preparo

Misture o leite de coco e a polpa de graviola até ficar homogêneo. Adoce a gosto. Some as sementes de chia, mexendo delicadamente. Deixe quieto por uns 15 minutos – o gel se formará e a mistura ficará espessa.

Divida entre duas tacinhas e leve à geladeira. Sirva gelada. E, se quiser, com compota de graviola.

Observações Finais

* A receita aqui é pequena, mas pode ser facilmente aumentada de acordo com a sua necessidade. Tenha sempre em mente a proporção: para cada xícara (240 ml) de líquido, 3 colheres de sopa (isto é, 45 ml) de sementes de chia.

* Não use mais chia do que o recomendado ou o creminho pode amargar (já tentei fazer sem medir direito e não foi muito legal).

* Varie o sabor da compota e da polpa de fruta que utilizar para hidratar a chia e tenha sempre uma nova sobremesa! Já imaginou, uma combinação de polpa de manga com geleia de maracujá, que tudo de bom? 😛

* Dá para substituir o leite de coco por iogurte também!

anterior
Cuscuz de tapioca levinho para uma pessoa
próximo
Bolo invertido de chocolate com banana
anterior
Cuscuz de tapioca levinho para uma pessoa
próximo
Bolo invertido de chocolate com banana

Adicionar um comentário