Bolo de chocolate com autocobertura de coco

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de chocolate com autocobertura de coco

26 de agosto de 2016

Descrição

Compartilhar

Não sei se acontece com você, mas há receitas bicho-papão na minha cozinha – aquelas que, por mais que eu me esforce, não saem do jeito que eu gostaria. Este bolo é o mais novo bicho-papão daqui. É simples de tudo de fazer, mas não há meio eu conseguir que ele fique com a aparência esperada: um bolo de chocolate com cobertura de coco em duas camadas perfeitamente distintas, como as da receita original, lindamente executada pela talentosa Paula Cinini, do The Cookie Shop.

De qualquer forma, é tão gostoso e faz tanto sucesso cada vez que eu preparo que eu resolvi mostrar aqui. Vou tentar fazer novamente seguindo outro procedimento e, dependendo do resultado, atualizo as fotos e o modo de preparo da receita.

Ah, sobre a cor da camada superior, ficou assim porque usei leite condensado sem lactose, que frequentemente tem cor mais escura – quase como doce de leite. Se usar leite condensado comum, o creme de coco vai ficar mais clarinho.

Bolo Prestígio_V

Receita um pouco adaptada daqui

Ingredientes

Para o creme de coco:
1 lata de leite condensado sem lactose*
100 ml de leite de coco*
100 g de coco ralado
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Para o bolo de chocolate:
300 ml de leite de coco*
150 g de manteiga sem sal
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
140 g de chocolate em pó (com 50% de cacau)
190 g de açúcar
190 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de Preparo

Ligue o forno a 200ºC. Unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma forma de anel com 25 cm de diâmetro (com capacidade para 10 a 12 xícaras). Acomode-a sobre uma assadeira redonda de uns 30 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Leve ao fogo para ferver uma chaleira com, pelo menos, 1 L de água.

Prepare o creme de coco: em uma tigela, misture todos os ingredientes com um fouet até ficar bem homogêneo. Despeje o creme na forma de anel e reserve na geladeira.

Agora prepare o bolo: numa panelinha, leve o leite de coco ao fogo até ficar bem quente. Desligue o fogo e some a manteiga, misturando com uma colher de pau até derreter.

Com a mistura de leite de coco e manteiga já morna, acrescente o extrato de baunilha e os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.

Em uma tigela grande, peneire juntos todos os ingredientes secos. Misture bem com um fouet até ficar uniforme. Adicione a mistura líquida e misture até obter uma massa lisa e homogênea.

Com muito cuidado e aos poucos, derrame a massa de chocolate sobre o creme de coco – faça-o com uma concha de sopa ou xícara medidora.

Leve o bolo ao forno: coloque as duas assadeiras juntas no forno, despeje a água quente na assadeira inferior até, pelo menos, metade da forma de anel, e deixe assar até que o bolo passe no teste do palito (a receita original prevê de 40 a 50 minutos).

Deixe o bolo esfriar sobre uma grade, em temperatura ambiente, antes de desenformar. Se quiser, polvilhe coco ralado por cima para decorar. Sirva em temperatura ambiente.

Observações Finais

* Eu descrevi o procedimento, mas ficou faltando dar nome ao boi: esse modo de assar o bolo com a forma dentro de uma assadeira com água quente é o banho-maria de forno.

* Como havia entre meus convivas alguns intolerantes, usei leite de coco e leite condensado sem lactose. A manteiga, usei comum, mesmo (manteigas costumam ser bem pobrinhas em lactose). Mas a receita original usa leite de vaca e leite condensado comum.

Quinoa marroquina
anterior
Quinoa marroquina
próximo
Cuca de banana com doce de leite
Quinoa marroquina
anterior
Quinoa marroquina
próximo
Cuca de banana com doce de leite

Adicionar um comentário