Bolo “churros” da Lu Goto

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo “churros” da Lu Goto

18 de outubro de 2017

Descrição

Compartilhar

Já falei da Luciana Goto aqui, né? Pra mim, também podia ser Luciana ‘Go-to’, num trocadilho safado com aquela expressão em inglês que a gente usa para falar das pessoas e receitas às quais sempre recorre.

Outro dia, a Lu publicou no Facebook um vídeo ensinando a fazer bolo churros. Sim, bolo churros, aquele que foi moda há pouco tempo e que sempre causou controvérsias (“mas churros é frito”, “mas churros não tem canela na massa”, “mas churros espanhol não é assim” – enfim).

Mas, voltando à receita da Lu, era tão fácil e parecia tão gostosa que furou a interminável fila das receitas que eu pretendo fazer algum dia. Aproveitei uma ocasião festiva no trabalho e preparei.

Gente, que escândalo de bolo. Massa fofinha, com um aroma delicioso de canela e um gostinho que casa perfeitamente com aquela abundância de doce de leite. Acabou em ridículos 20 minutos – o menor tempo que eu já vi para um bolo daquele tamanho.

Recomendo muito, demais da conta, que você faça também.

Receita inspirada nesta daqui

Ingredientes

Para o bolo:
3 ovos grandes
3/4 de xícara/200 mL de iogurte natural (usei desnatado não adoçado, que era o que eu tinha em casa)
1/2 xícara/120 mL de óleo de canola (ou qualquer óleo vegetal de sabor suave)
1 2/3 de xícara/400 mL de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1 2/3 de xícara/400 mL de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a forma:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de canela em pó

Para o recheio:
400 gramas de doce de leite
1/3 de xícara de leite desnatado (era o que eu tinha em casa)

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Em uma tigelinha, peneire juntos a canela e o açúcar de confeiteiro, misturando bem. Unte com manteiga uma forma de anel com capacidade para 10 xícaras de massa. Polvilhe-a com a misturinha de açúcar e canela e reserve.

No copo do liquidificador, junte os ovos, o iogurte, o óleo, a baunilha e o açúcar e bata por uns 5 minutos – o objetivo é dissolver bem os cristais de açúcar.

Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha e o sal. Sobre esses ingredientes, verta o conteúdo do copo do liquidificador. Misture com um fouet até obter uma massa uniforme. Adicione então o fermento, mexendo somente até incorporar.

Despeje a massa na assadeira preparada e leve ao forno por uns 45 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Retire o bolo do forno e acomode sobre uma grade de resfriamento. Desenforme quando estiver morno ou em temperatura ambiente. Se quiser, polvilhe um pouco da misturinha de açúcar com canela por cima.

A cobertura é muito simples de preparar. Em uma tigela média, coloque o doce de leite. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre. A ideia aqui é deixar o doce mais fluido – mas só o suficiente para escorrer pelas laterais do bolo. Assim, quando chegar ao ponto desejado, pare de acrescentar leite, mesmo que ainda sobre um pouco na sua medidora.

Com o auxílio de uma colher, derrame o doce de leite sobre o bolo, deixando escorrer pelos lados. O que sobrar, coloque no furo central.

Bolo Churros da Lu

Observações Finais

* A receita da Lu me serviu de inspiração e referência, mas – pasme – não foi a que eu usei ao fazer a massa do bolo. O motivo é besta: eu tinha um ovo a menos na despensa. Acabei usando uma receita de bolo de iogurte daquelas que usam o copinho como medida (o meu copinho tinha 200 mL de capacidade). E dando os meus pitacos, néam.

* Ah, eu diluí o doce de leite no leite, mas é porque não tinha creme de leite em casa.

anterior
Bolo formigueiro de liquidificador
próximo
Cookies craquelados da Dorie
anterior
Bolo formigueiro de liquidificador
próximo
Cookies craquelados da Dorie

Adicionar um comentário