Bolo de limão e sementes de papoula da Hummingbird Bakery

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de limão e sementes de papoula da Hummingbird Bakery

25 de abril de 2016

Descrição

Compartilhar

Este bolo tem uma história curiosa. Já o preparei duas ou três vezes, mas nunca comi um pedacinho sequer – ele sempre é levado inteirinho a alguma confraternização do marido. Voltam elogios rasgados, pedidos de receita… e nenhum farelinho. Mas, pelo que provei da massa crua, da calda e do glacê, ele deve ser realmente bom – tudo é muito gostoso, e o cheiro é de tirar o juízo.

Ah, aproveito o post para perguntar a esse povo sabido que me visita: gente, por que o meu glacê não fica branquinho em contato com o bolo? Achei que fosse porque eu cobria o bolo quente, mas dessa vez, ele estava frio. Tem que ser mais espesso? Mas aí faz como para espalhar? :-/

Receita minimamente adaptada do livro maravilhoso da Hummingbird Bakery

Ingredientes

Para o bolo:
85g de manteiga sem sal
245g de açúcar de confeiteiro
Raspas da casca de 1 1/2 limões (usei as raspas da casca de 1 limão grande)
15g de sementes de papoula (e mais um pouco para decorar)
165ml de leite integral  (usei leite desnatado, era o que eu tinha em casa)
235g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
3 claras

Para a calda:
Sumo peneirado e as raspas de 1 limão
Açúcar refinado 50g
100 ml de água filtrada

Para o glacê:
Sumo peneirado de 1 limão
250g de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de anel com 24 cm de diâmetro.

Em uma tigela grande, bata a manteiga, o açúcar, as sementes de papoula e as raspas de limão até ficar cremoso.

Acrescente o leite em três adições, batendo bem até incorporar (não se preocupe se a massa parecer meio talhada, é assim mesmo). Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone e bata mais um pouco até uniformizar.

Em outra tigela, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Misture com um fouet e acrescente ao creme de manteiga em três vezes, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela até ficar bem homogêneo.

Em uma terceira tigela, bata as claras em neve até formar picos firmes.

Envolva as claras delicadamente à massa até incorporá-las. O movimento tem que ser delicado para que não se perca a leveza das claras em neve.

Despeje na forma e leve ao forno por 30-35 minutos ou até dourar e ficar fofinho ao toque (você o aperta delicadamente e ele ‘empurra de volta’). O teste do palito também pode ser uma boa.

Enquanto o bolo está assando, prepare a calda misturando o açúcar, as raspas de limão e suco em uma panela. Mexa com uma colher de pau até o açúcar dissolver.  Deixe ferver em fogo baixo até que a calda reduza pela metade.

Ao tirar o bolo do forno, perfure-o com uma faca ou palito de churrasco e despeje a calda quente às colheradas. Isto deixará o bolo úmido, com sabor bem pronunciado de limão e, de quebra, com uma casquinha de açúcar na parte inferior. Deixe o bolo esfriar por uns 10 minutos e então desenforme-o em uma gradinha para terminar de esfriar (de verdade, eu deixei esfriar completamente na forma e desenformei já no prato de servir).

Quando o bolo estiver completamente frio, faça o glacê misturando açúcar de confeiteiro e suco de limão. Se precisar, adicione um pouco mais de açúcar ou de água. Com uma colher, distribua a cobertura sobre o bolo, deixando escorrer pelos lados do bolo. Polvilhe com um pouco mais de sementes de papoula.

Observações Finais

As receitas da Hummingbird Bakery sujam muita louça, mas são perfeitas. Faça e você vai ver.

anterior
Brownies de amêndoas e tâmaras
próximo
Financiers de macadâmias
anterior
Brownies de amêndoas e tâmaras
próximo
Financiers de macadâmias

Adicionar um comentário