Tortinhas de frango e milho

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Tortinhas de frango e milho

27 de fevereiro de 2017

Descrição

Compartilhar

Esta receita é daquelas bem facinhas, que a gente prepara à mão ou no liquidificador e recheia com o que houver na geladeira. Mas ela ficou tão boa, mas tão boa, que decidi compartilhar com vocês. Apesar de já ter aqui uma receita de torta salgada de liquidificador, resolvi testar a da Tati, do Panelaterapia.

Precisei fazer algumas adaptações. Como eu a levaria a um piquenique com gente com intolerância moderada a lactose, suprimi o queijo parmesão da massa (salpiquei só um pouquinho sobre cada tortinha). Também troquei o leite por água.

Como a Tati, assei em forminhas médias para empada, descartáveis (com capacidade para 100 mL). E usei o recheio como cobertura – em vez de fazer uma camada de massa, colocar recheio e cobrir com mais massa, eu simplesmente enchi as forminhas de massa e coloquei o recheio por cima. Com tortinhas pequenas, funciona melhor assim.

Ai, gente, que coisinha melhor do mundo. Fica tão levinha e saborosa! Confesso que comi três, uma atrás da outra, enquanto produzia as fotos (só não comi mais porque tinha que sobrar para o piquenique). Façam e vejam se não é delícia demais!

Tortinha cortada ao meio
Apesar de ser colocado por cima, o recheio fica bem distribuído pela massa porque a tortinha é pequena. 

Receita adaptada daqui

Ingredientes

Para a massa:
200 mL de água
100 mL de óleo vegetal de sabor suave ou azeite (usei óleo)
3 ovos
1/2 xícara de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de farinha de trigo comum
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Para um recheio igual ao que eu fiz:
1 lata de milho verde em água e sal (drene bem o líquido)
150 g de frango grelhado cortado em cubinhos pequenos
1/3 de uma cebola média bem picadinha
6 tomates-uva grandes, bem picadinhos (escorra um pouco do excesso de líquido deles)
10 azeitonas verdes sem caroço, picadinhas
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 colher (sopa) de orégano seco
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC. Em uma assadeira grande, distribua 13 forminhas de empada de tamanho médio.

Em uma tigela média, misture todos os ingredientes do recheio. Reserve.

No copo do liquidificador, adicione todos os ingredientes da massa, com exceção do fermento, na ordem em que estão listados. Bata bem até obter uma mistura lisa e uniforme.

Encha as forminhas com a massa até 2/3 da capacidade e cubra com o recheio (deve dar um pouco mais do que 1 colher de sopa de recheio). Se quiser, salpique um pouco de queijo parmesão ou moa uma pimentinha do reino por cima.

Leve ao forno por uns 25 minutos até que a massa fique assada e corada. Sirva como lanche ou refeição leve, acompanhada de uma saladinha.

Observações Finais

– Minhas tortinhas deram uma murchada porque o gás acabou 20 minutos depois que elas entraram no forno. Elas terminaram de assar com o calor residual do forno. Ficaram mais baixas, mas muito fofas.

– Na receita original, a Tati usou o copo de requeijão como medida. Como eu não confio muito na precisão desses copos (há tantos modelos diferentes!), estou dando a receita adaptada à xícara-padrão de 240 mL.

– Substituí parte da farinha de trigo comum por farinha de trigo integral porque tinha um restinho dando bobeira na despensa. Dá certo usar só farinha comum? Sim. Dá certo usar só integral? Provavelmente, vale a pena arriscar.

– Quer testar outras opções de recheio? Siga em frente! Certifique-se apenas de usar um volume parecido de ingredientes. E dê preferência àqueles que não soltam muito líquido para não ‘embatumar’ a massa.

Pão de 'beijo'
anterior
Pão de ‘beijo’
próximo
Bolo de banana e sementes (adoçado com tâmaras)
Pão de 'beijo'
anterior
Pão de ‘beijo’
próximo
Bolo de banana e sementes (adoçado com tâmaras)

Adicionar um comentário