Scones de maçã e muçarela

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Scones de maçã e muçarela

25 de abril de 2012

Descrição

Compartilhar

O desafio Dorie às Sextas da semana que passou foi um desses quitutes gringos que sempre despertaram minha curiosidade, mas que até então não havia comido: scones. Umas broinhas úmidas e macias, que não esmigalham tão facilmente quanto as broas tradicionais. São um meio-termo entre o pão e o bolo.

Não consegui publicar a receita dentro do prazo previsto, mas achei uma maldade não compartilhar a receita. Até porque fez muito sucesso entre as participantes do grupo. A minha opinião? É gostoso, mas não me emocionou. Comeria mais vezes contente, mas não é algo que me faça perder o sono se for cortado da minha dieta.

Apple cheese scones

Receita adaptada daqui

Ingredientes

1 ovo grande
1/2 xícara de iogurte
1/4 xícara de suco de maçã sem açúcar, frio
1 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de fubá moído em moinho de pedra (aquele mais grossinho)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
113g de manteiga sem sal, fria, cortada em pedacinhos
3/4 de xícara de muçarela ralada
1/2 xícara de maçã seca, em pedacinhos pequenos (usei chips de maçã picadinhos)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga ou com um tapete de silicone.

Numa tigelinha, misture o ovo com o iogurte e o suco de maçã. Reserve.

Em outra tigela maior, com o auxílio de um fouet, misture a farinha, de trigo, o fubá, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Acrescente a manteiga e cubra-a com farinha. Usando um garfo (ou as pontas dos dedos), incorpore a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofinha. Não precisa ficar uniforme (aliás, nem é bom ficar mexendo demais para que a manteiga não derreta).

Acrescente os ingredientes líquidos aos secos e misture com um garfo até que não haja vestígios de farinha (a massa vai ficar molenga, pegajosa e assustadora, mas força na peruca, que é assim mesmo). Acrescente o queijo e a maçã e envolva suavemente.

Com uma espátula de silicone (ou com a mão, se não se importar com a melequeira), amasse ligeiramente esse grude por umas 10 vezes, como se estivesse trabalhando massa de pão. Ele vai grudar, claro, mas tenha fé e siga em frente.

Enfarinhe a sua superfície de trabalho, despeje a massa e modele-a como preferir (ou conseguir – se precisar, polvilhe levemente a superfície da massa com farinha para facilitar). Se quiser que os seus scones fiquem no mesmo formato que os meus, divida a massa em 3 partes iguais e modele cada uma como um disco de 1,5 cm de altura. Corte cada disco em cruz e tchanã!, você obterá 12 scones em formato de cunha (se preferir, você também pode fazer um retângulo e cortá-lo em 12 pedaços iguais).

Acomode os scones nas assadeiras preparadas e leve ao forno por 20-22 minutos ou até que eles fiquem dourados e quase firmes. Transfira-os para uma grade e deixe-os esfriar durante 10 minutos antes de servir. Se preferir, deixe-os esfriar completamente e sirva-os à temperatura ambiente.

anterior
Bolo de chocolate denso da Nigella
próximo
Pão com beterraba crua
anterior
Bolo de chocolate denso da Nigella
próximo
Pão com beterraba crua

Adicionar um comentário