Quinoa marroquina

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Quinoa marroquina

21 de agosto de 2016

Descrição

Compartilhar

Daí que eu renovei meus votos de amor à quinoa depois de repetir algumas vezes aquele tabule. E resolvi preparar outra receita com ela – desta vez, com uma pegada marroquina. A inspiração veio de um sem-número de referências da Internet – e que, claro, como eu não salvei, não consegui reencontrar (com exceção desta receita do Caldeirão da Bruxa Solar).

Ai, gente, que delícia. É dessas comidinhas que fazem a gente perder a compostura e repetir mais vezes do que havia planejado. Eu comi com um franguinho grelhado salpicado com cominho e pimenta caiena. Mas acho que vai bem com qualquer prato com ares marroquinos.

Receita inspirada nesta daqui e em muitas outras

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de quinoa comum
2 colheres (sopa) de azeite
1/4 de colher (chá) de sementes de erva-doce
1/8 de colher (chá) de pimenta calabresa
1/4 de colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída
1 cravo-da-índia ou 1/8 de colher (chá) de cravo moído
1/4 de colher (chá) de cominho moído
1/4 de colher (chá) de sementes de coentro
1/8 de colher (chá) de gengibre moído
1/8 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1/4 de colher (chá) de canela
1/2 cebola média picadinha
1 dente de alho picadinho
1 abobrinha média ralada do ralo grosso
1 cenoura média ralada no ralo grosso
2 colheres (sopa) de uvas-passas pretas
1/2 pimentão amarelo médio em cubinhos
Sal a gosto

Modo de Preparo

Lave a quinoa – acomode-a em uma peneira grande e esfregue-a sob água corrente por uns 2 minutos. Escorra e acomode em uma panela com 2 xícaras de água. Leve ao fogo médio até ferver. Quando isto acontecer, abaixe o fogo e deixe que a quinoa cozinhe por 15 minutos com a panela semitampada. Devolva a quinoa para a peneira e deixe que ela esfrie enquanto a água residual é drenada.

Enquanto isso, acomode todas as especiarias juntas em um pilão (ou mini-processador de alimentos) e triture até tudo ficar muito bem combinado e o mais fininho possível. Não tem nenhum dos equipamentos? Pique as sementes beeeeeeem picadinhas em uma tábua de corte e combine com os ingredientes em pó, que dá certo também.

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, adicione as especiarias e deixe que elas tostem até liberar seu perfume (é rápido, menos de 1 minuto). Some o alho e a cebola e refogue até que fiquem murchos.

Adicione então a cenoura, o pimentão e a uva-passa e refogue por 5 minutos. Some então a abobrinha e continue refogando até que os legumes fiquem macios (mas não moles).

Acrescente a quinoa, revolvendo-a com um garfo. Mexa com cuidado até que ela fique soltinha e bem distribuída. Dê então uma boa misturada final, prove e verifique se precisa de mais pimenta, sal ou azeite. Quando a quinoa ficar quentinha, retire a panela do fogo e sirva.

anterior
Tabule de verão (com quinoa)
próximo
Bolo de chocolate com autocobertura de coco
anterior
Tabule de verão (com quinoa)
próximo
Bolo de chocolate com autocobertura de coco

Adicionar um comentário