“Quibe” de abóbora e quinoa

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

“Quibe” de abóbora e quinoa

27 de junho de 2019

Descrição

Compartilhar

“Quibe” assim, entre aspas, porque é um prato que apenas tomou como inspiração o quibe de forno, mas que não tem nada a ver com o prato original. Mas é tão bom quanto.

O segredo? Abóbora assada, quinoa e legumes bem refogadinhos. Fica levinho e delicioso. Queria ter colocado na massa castanha-de-caju picada grosseiramente, mas acabei me esquecendo. Da próxima vez, espero lembrar.

A receita que me serviu de inspiração foi a de um quibe que usava trigo partido que eu vi na edição 26 da Revista Todos (aquela que é vendida na Drogasil). A autora da receita é a Silvia Kotaka, que tem um blog chamado Mamãe Vida Saudável (tem canal no Youtube, Instagram e Facebook também).

Ingredientes

1 1/2 xícara de quinoa cozida daquele jeito que eu ensinei (meça a quinoa já cozida)
Um pedaço de abóbora kabochá de 700 g (pesado ainda com casca e sementes)
Azeite, sal e pimenta-do reino moída na hora
1 talo de alho-poró
1 cenoura média (~150 g)
2 colheres (sopa) de shoyu
Caldo de 1 limão
Hortelã a gosto
Pimenta síria a gosto

Modo de Preparo

Ligue o forno a 180ºC.

Higienize a abóbora e corte-a em três fatias, retirando as sementes. Disponha duas fatias na assadeira em uma assadeira untada com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e regue com mais azeite. Leve ao forno para assar até que a abóbora fique macia. Retire do forno, espere esfriar um pouquinho e então amasse a polpa com um garfo.

Descasque a fatia restante da abóbora e rale no ralo grosso. Reserve (ela vai entrar crua na receita).

Higienize o alho-poró e a cenoura. Rale a cenoura no ralo grosso e corte o alho-poró ao meio, no sentido do comprimento, e depois em meias-luas finas.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite. Refogue o alho-poró, seguido da cenoura, até que fiquem macios. Para acelerar o processo, adicione uma pitadinha de sal.

Numa tigela grande, disponha a quinoa cozida, a abóbora amassada, a abóbora crua ralada e o refogado. Adicione o shoyu, o caldo de limão, o hortelã picado e pimenta-síria a gosto (devo ter usado entre 1/2 e 1 colher de chá). Misture bem (com uma colher de pau ou com as mãos, mesmo). Prove e acrescente sal, pimenta-síria e caldo de limão a mais, se julgar necessário.

Disponha a mistura em um refratário untado com azeite, pressionando-a para deixar a superfície bem uniforme. Faça cortes decorativos na superfície e regue com azeite.

Leve ao forno por 25 minutos ou até o “quibe” ficar com a superfície mais firme.

Sirva com uma saladinha – sugiro fattoush (aquela saladinha delícia que leva pepino, tomate, hortelã, salsinha, alface e pão sírio).

anterior
Barquinhas de pimentão recheado
anterior
Barquinhas de pimentão recheado

Adicionar um comentário