Quibe assado de peixe

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Quibe assado de peixe

25 de dezembro de 2012

Descrição

Compartilhar

Quibe assado de peixe

Esta foi a última receita que eu preparei este ano – e, possivelmente, continuará sendo a última até fevereiro ou março de 2013. Calma, eu explico o que aconteceu.

Enquanto o quibe da foto esfriava em casa, eu recebia do meu médico um pedido de repouso bem rigoroso. Pelas próximas semanas, devo ficar deitada a maior parte do tempo pra que a minha dupla de apressadinhos não queira nascer antes da hora. Já estou sentindo falta da cozinha, mas paciência: é por uma boa causa.

Não prometo manter o blog em funcionamento por esse período, mas eventualmente, quem sabe eu não consiga publicar um ou outro post com uma das comidinhas que a minha mãe tem preparado para mim, né (estou sendo super mimada por ela, gente, bom demais). Enquanto isso, queria desejar a todos um final de ano muito feliz e um 2013 com 365 oportunidades de crescer, aprender, ensinar, sorrir e amar. Que não faltem saúde e coragem para enfrentar qualquer percalço.

Mas, voltando à receita, ela é da lindona Rita Lobo e foi apresentada no Cozinha Prática, no GNT. É leve e bem gostosa e com certeza será repetida assim que possível. A foto medonha, tirada às pressas com o celular, não faz justiça à boa aparência do prato.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

500 g de pescada limpa (usei filé de tilápia)
1/2 xícara (chá) de coentro (usei uma mistura de salsinha e hortelã)
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de trigo pra quibe fino
1/2 xícara (chá) de água
raspas de 1 laranja
raspas de 1 limão
1/2 xícara (chá) de nozes picadas (usei castanha de caju)
sal e pimenta-síria a gosto
2 cebolas
1 pitada de açúcar
5 colheres (sopa) de azeite
gomos de limão para acompanhar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180 °C. No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o coentro. Se não quiser usar o processador, pique bem com uma faca. Reserve.

Numa tábua, corte a cebola em metades, no sentido do comprimento, e depois em fatias bem finas, para formar meias-luas.

Leve uma frigideira antiaderente média ao fogo baixo. Regue com 1 colher (sopa) de azeite. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e outra de açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola.

Acomode o trigo em uma peneira grande, com trama mais fechadinha, lave delicadamente e deixe escorrer.

Transfira o trigo para uma tigela. Junte o peixe, a água, as raspas de limão e laranja, as castanhas e a cebola dourada. Tempere com sal e pimenta-síria. Misture bem.

Unte uma fôrma refratária pequena com 1 colher (sopa) de azeite. Cubra o fundo da fôrma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada. Com uma faquinha, risque o quibe desenhando losangos.

Regue a massa com 3 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente, com gotinhas de limão, azeite molho de alho ou o que quer que você goste.

Observações Finais

* Esta receita também pode ser feita usando 2 latas de atum em água e sal escorridas no lugar do peixe fresco. Claro, atum enlatado nunca vai ser tão bom quanto peixe fresco, mas funciona também!

anterior
Tortinhas de atum
próximo
Bolo de iogurte e canela
anterior
Tortinhas de atum
próximo
Bolo de iogurte e canela

Adicionar um comentário