Pão integral da Akemi

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão integral da Akemi

17 de novembro de 2007

Descrição

Compartilhar

Minha primeira experiência com o pão integral foi traumática. Mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, me armei de coragem (e de uma receita do Pecado da Gula – Thanks, Akemi!) e enfrentei de novo a farinha de trigo integral. Fiz umas modificações na receita original, transcrevo abaixo a receita que fiz.

Pão integral

Ingredientes

150 g de farinha de trigo
150 g de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (sopa) de açúcar
220 ml de leite morno
1 colher (chá) de sal
20g de margarina de uso culinário derretida

Modo de Preparo

Numa tigela, peneire as duas farinhas e misture-as bem. Em outra tigela, adicione o leite, o açúcar e o fermento, mais um punhado da farinha que você peneirou. Misture bem e deixe que o fermento aja um pouco (no máximo cinco minutos).

Misture o sal às farinhas, faça uma cova no meio e adicione nessa cova a manteiga e o líquido fermentado, incorporando os ingredientes aos poucos com os dedos. Agora, dê o ponto na massa, amassando-a bem. Talvez você precise de um pouco mais de farinha (eu precisei). Não exagere – 50 g são suficientes. Quando a massa estiver desgrudando das mãos, forme uma bola com ela, cubra com filme plástico e deixe crescer em lugar abafado até dobrar de volume.

Depois de crescida, a massa precisa perder todo o gás que acumulou. Dê uns socos nela para extrair o ar, divida em bolinhas (eu dividi em 9) e modele-as como desejar (eu fiz bisnaguinhas) e disponha-as em assadeira untada e enfarinhada. Cubra com um pano de prato ligeiramente úmido e deixe crescer novamente, até dobrar de volume. E aproveite para ligar o forno a 190°C.

Leve os pães para assar por uns 20 minutos ou até que fiquem levemente corados.

Observações Finais

Para saber se a massa de pão levedou suficientemente, basta separar uma bolinha dela e colocar num copo d’água. A bolinha afunda, de início, mas sobe à superfície quando a massa estiver no ponto para ser modelada.

anterior
Chili con carne
próximo
Biscoitos de pimenta
anterior
Chili con carne
próximo
Biscoitos de pimenta

Adicionar um comentário