Pasta de berinjela e tahine (baba ganoush)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pasta de berinjela e tahine (baba ganoush)

25 de outubro de 2011

Descrição

Compartilhar

Estou tentando escrever este post sem me repetir. Assim, preciso evitar falar:

  • Que eu amo berinjela de tudo quanto é jeito;
  • Que, na minha casa, eu não tenho companhia para comer alimentos amargos;
  • Que eu precisava dar cabo de umas berinjelas a mais que comprei;
  • Que eu amo Monteiro Lobato, mas só recorro ao pouco confiável livro de receitas da Dona Benta em último caso – e este foi o caso.

Bom, diante disso, resta pouco a dizer, a não ser que eu fiz pasta de berinjela, seguindo as orientações do livro de Dona Benta, e que deu certo 🙂

Recomendo apenas que você adapte as quantidades de tudo ao seu gosto – apesar de ser fã do alho, achei que usar 2 dentes foi um pouco demais.

Pasta de berinjela

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

3 berinjelas médias
3 colheres (sopa) de tahine
Suco de 1/2 limão
2 dentes de alho
Sal a gosto
Azeite a gosto, ao servir

Modo de Preparo

Lave bem as berinjelas e coloque-as para assar diretamente na chama do fogão. Eu, que sou medrosa, acabei deixando por menos tempo do que o necessário. Assim, recomendo: não tenha medo de deixar a casca queimar.

Retire as berinjelas queimadinhas com cuidado da chama do fogão e deixe esfriar (assim, a polpa sairá mais fácil). Enquanto isso, faça uma pastinha com o alho e um pouquinho de sal (você pode fazer num pilão ou na ponta da faca, picando bastante o alho com uma pitada de sal).

Parta as berinjelas ao meio e retire a polpa com o auxílio de uma colher. Amasse-a com um garfo e vá aos poucos adicionando a pastinha de alho, o tahine e o suco de limão. Misture, prove, adicione mais disso ou daquilo até ficar do seu gosto. Você também pode colocar tudo no multiprocessador, mas é bom manter esse processo do ‘mistura-prova-adiciona-o-que-faltar’.

Acha que está no ponto? Então coloque a pasta num pote fofo, regue com azeite, esquente um pão sírio (eu não tinha e fui de pão integral torradinho, mesmo) e vá ser feliz.

anterior
Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro de Ovomaltine
próximo
Traditional brownies
anterior
Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro de Ovomaltine
próximo
Traditional brownies

Adicionar um comentário