• Home
  • Pães
  • Pãozinho vegano de batata (ou abóbora, ou mandioquinha, ou mandioca…)
Pãozinho vegano de batata (ou abóbora, ou mandioquinha, ou mandioca…)

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pãozinho vegano de batata (ou abóbora, ou mandioquinha, ou mandioca…)

24 de maio de 2020

Descrição

Compartilhar

Voltei a fazer pão durante essa quarentena. Primeiro porque estou passando o tempo todo em casa. Segundo porque pão não exige tanto tempo de mão na massa, então dá para fazer enquanto se dá aula, trabalha, lava roupa, arruma a casa, serve lanche, prepara janta. Terceiro porque não tenho saído de casa para nada – se eu quero pãozinho fofo e vegano, eu tenho que fazer.

Mas vamos falar desse pãozinho? Ele pode ser preparado assim, como pãezinhos de 50 g, ou como pão de forma. Você pode usar o tubérculo que tiver disponível – já fiz com mandioca, batata inglesa, batata-doce roxa… os pãezinhos da foto em destaque são de mandioquinha. Esse pão de forma abaixo é de abóbora (que não é tubérculo, mas que funciona direitinho). A receita se mantém praticamente igual, o que varia é a quantidade de farinha que você adiciona.

Ele é mais gostoso no dia do preparo, como a maioria dos pães. No dia seguinte, não fica tão fofinho, nem com a casquinha tão delicada quanto a  do pão de batata que eu costumava fazer quando não era vegana. Ainda assim, fica bem gostoso aquecido na torradeira.

A receita foi adaptada desta daqui.

Ingredientes

400 g do tubérculo de sua preferência cozido e processado até virar purê
1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
1 colher (sopa) de açúcar
120 mL de água morna
1 colher (chá) de sal
60 mL de óleo vegetal (usei canola)
Farinha de trigo quanto baste (eu sei, quanto baste machuca os nervos, mas a quantidade vai depender da umidade do seu purê)

Modo de Preparo

Vou explicar o preparo com a batedeira, mas você pode preparar a mão, se preferir.

Na tigela da batedeira, coloque o tablete de fermento e o açúcar e amasse com um garfo até virar uma pasta líquida. Adicione a água morna, o sal, o óleo e o purê. Acople o batedor em formato de raquete e misture em velocidade lenta até ficar homogêneo.

Troque o batedor de raquete pelo de gancho e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, deixando que seja incorporada pela massa. Quando ela ficar uniforme e começar a desgrudar das paredes da tigela, deixe a batedeira sovar mais uns 5 a 10 minutos.

Desligue a batedeira e remova o gancho. Forme uma bola com a massa, unte-a com óleo e devolva-a para a tigela. Cubra com uma pano de prato e deixer crescer até dobrar de volume.

Passado esse período, desinfle a massa, porcione-a e modele-a da forma que preferir (quando estou animada, modelo pãezinhos de 50 g. Quando estou com preguiça, faço um pão de forma).

Acomode na assadeira (ou forma de bolo inglês) untada e enfarinhada e cubra novamente com o pano de prato por uns 40 minutos.

Leve o pão para assar no forno preaquecido a 180°C até que a superfície fique bem douradinha e que, ao dar pancadinhas no pão, ele faça um som oco.

Deixe esfriar desenformado, sobre uma grelha, por meia hora antes de comer. Fica mais gostoso no mesmo dia.

anterior
Pamonha doce de forno
próximo
Bolinhos veganos de banana, aveia, nozes e passas
anterior
Pamonha doce de forno
próximo
Bolinhos veganos de banana, aveia, nozes e passas

Adicionar um comentário