Pão integral da Karen

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão integral da Karen

28 de fevereiro de 2009

Descrição

Compartilhar

Tenho esta receita impressa e guardada há muito tempo – muito antes de ter pensado em ter um blog de comida. “Ah, mais um pão, Letícia?” Ah, mais um pão, sim 🙂 E um pão delicioso, saído das mãos da Karen, com passagens por outras cozinhas igualmente poderosas.

Um dos pontos fortes dessa receita é a textura. Ao mesmo tempo em que os pães são macios, têm grãozinhos crocantes no meio, que deixam tudo mais divertido. E o sabor, então? Delícia!

Obrigada por mais essa receita incrível, Karen 🙂

Pão integral da Karen

Receita vista em Kafka na Praia

Ingredientes

3 xícaras de água morna
1 xícara de óleo
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farelo de trigo
1 xícara de gérmen de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de aveia em flocos
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
cerca de 1 kg de farinha de trigo comum

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, despeje o óleo, os ovos, o sal e o açúcar mascavo, misturando bem com uma colher de pau. Em seguida, acrescente o farelo de trigo, o gérmen de trigo e a água morna e misture mais. Por fim, junte o fermento, a farinha de trigo integral e a aveia e mexa novamente. Feito isso, vá acrescentando a farinha de trigo comum aos poucos, até que a massa fique dura demais para se mexer com uma colher.

Transfira então a massa para a sua superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos. Forme uma bola com ela, disponha em uma tigela levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer até que ela dobre de volume.

Terminada essa etapa, murche a massa com os punhos e modele-a como preferir – eu modelei 15 bolinhas de 60g, pincelei-as com água e grudei um pouquinho de trigo partido. Disponha em assadeiras untadas (além de untar, eu polvilhei fubá) e deixe crescer novamente até dobrar de volume.

Asse em forno médio pré-aquecido por 30 minutos (eu usei o mesmo método que a Laurinha – levei ao forno a 220ºC por 10 minutos e depois reduzi para 180ºC, por cerca de 15 a 20 minutos, até ficarem douradinhos).

anterior
Panettone Piamontese da Laila
Raiscare
próximo
Raiscare (curry de frango à moda japonesa)
anterior
Panettone Piamontese da Laila
Raiscare
próximo
Raiscare (curry de frango à moda japonesa)

Adicionar um comentário