Pão semi-integral com leite

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão semi-integral com leite

13 de abril de 2012

Descrição

Compartilhar

Estou numa fase super padeira. Muito provavelmente porque pão é das coisas boas da vida de que a dieta não me privou (só me fez reduzir as quantidades).

Desta vez, fiz uma receita de uma das minhas musas, a querida Akemi. Optei por modelar em formato de pão de forma. Poderia ter usado uma forma média para assá-lo, mas preferi uma grande. Não chegou a prejudicar o crescimento do pão, mas ele confessou ter sentido um pouco de solidão :-p

Pão integral com leite

Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes

1½ xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
250 ml de leite morno
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
50 g de manteiga sem sal derretida e morna

Modo de Preparo

Na tigela da batedeira, acomode as farinhas, o sal, o açúcar e o fermento. Em outra tigela, misture o ovo, a manteiga e o leite com o auxílio de um fouet. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos, equipe a batedeira com o gancho para massas pesadas e trabalhe a massa até que ela fique lisa e elástica, soltando das paredes da tigela. Modele-a como bola e acomode em uma vasilha grande, levemente untada. Cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Transfira a massa crescida para a superfície de trabalho, murche-a com os punhos e cubra-a com um pano de prato limpo, umedecido, deixando descansar por 10 minutos. Modele como preferir (eu abri a massa em retângulo, enrolei como rocambole e acomodei em uma assadeira grande para bolo inglês, untada e polvilhada com fubá). Cubra novamente com o pano e deixe crescer até dobrar de volume.

Antes de levar o pão ao forno, faça talhos diagonais na superfície do pão, pincele com leite e salpique fubá. Asse em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos ou até que ele emita um som oco, ao levar pancadinhas com os nós dos dedos.

Deixe esfriar sobre uma grade por meia hora antes de comer.

anterior
Berinjela ao vapor com molho agridoce
próximo
Bolo de chocolate denso da Nigella
anterior
Berinjela ao vapor com molho agridoce
próximo
Bolo de chocolate denso da Nigella

1 comentário Esconder comentários

Adicionar um comentário