Pão de aveia e mel

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pão de aveia e mel

19 de novembro de 2010

Descrição

Compartilhar

Poucos lugares me metem mais medo do que uma livraria. Porque sei que vou me perder por horas dentro dela. E que sairei carregada de novas aquisições. E que essas novas aquisições já não terão lugar no espaço que reservei aos livros de culinária, e que se espalharão pela casa toda. Mas como resistir a mais um livro sobre pães?

Esta receita saiu do livro “Pães sem segredo” (Sara Lewis), minha mais recente aquisição. As receitas são específicas para máquina de fazer pão, mas são tão legais que eu quis levá-lo pra casa mesmo sem ter uma. AINDA 😛

Pão de aveia e mel inteiro

Receita vista em Pães sem segredo, de Sara Lewis

Ingredientes

275ml de água morna
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
200g de farinha de trigo
250g de farinha de trigo integral
50g de flocos de aveia
1 colher (sopa) de mel
2 3/4 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Modo de Preparo

Numa tigelinha, dissolva o mel na água morna. Reserve.

Numa vasilha grande, misture as farinhas, a aveia e o sal. Adicione a manteiga e trabalhe-a com as mãos até obter uma textura semelhante a uma farofinha. Feito isso, faça uma cova no meio dessa mistura e despeje o fermento e a água com mel. Misture os ingredientes com a mão ou com uma colher de pau até obter uma massa que possa ser trabalhada numa superfície levemente enfarinhada. Sove até que ela fique macia.

Forme uma bola com a massa e devolva à vasilha levemente untada com um pouquinho de óleo de canola. Cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Depois disso, extraia o ar da massa com os punhos, abra-a na superfície de trabalho, enrole como rocambole e acomode em forma de pão untada e polvilhada com farinha de trigo. Cubra com um filme plástico e deixe crescer novamente até quase dobrar de volume outra vez.

Asse em forno preaquecido a 200ºC até que o pão fique com uma cor castanha bonita e emita um som oco ao levar pancadinhas com os nós dos dedos. Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

anterior
World Peace Cookies
próximo
Bolo nega maluca da Tia
anterior
World Peace Cookies
próximo
Bolo nega maluca da Tia

Adicionar um comentário