Pamonha de forno

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pamonha de forno

19 de julho de 2016

Descrição

Compartilhar

Mais um encontrinho com azamiga. Como uma delas está há anos fora do Brasil, morre de saudade dos sabores da terrinha – saudade que aperta especialmente nesta época do ano. Pensando nela, escolhi uma receita que é a cara das festas juninas. E, pensando na amiga intolerante, eu fiz adaptações para ficar sem lactose (sem glúten, ela originalmente já era).

Foi um sucesso! O preparo não podia ser mais fácil – liquidificador e pronto. E o resultado, que delícia. O sabor é purinho de pamonha, só que com uma textura mais suave, como a de um bolo um pouco mais denso e muito úmido.

A receita é do Panelinha, da deusa Rita Lobo. Credencial melhor não há 😉

Receita adaptada daqui

Ingredientes

300 g de milho verde congelado (ou 2 xícaras (chá) de milho cru debulhado)
250 mL de leite de coco
2/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de ghee em temperatura ambiente
2 ovos
1/4 de xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó
Ghee e fubá para o refratário
Canela em pó a gosto para polvilhar (opcional – não usei)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário pequeno que comporte 1,3 litros (usei uma assadeira de alumínio descartável com capacidade para 1,5 L). Polvilhe com fubá e chacoalhe bem para enfarinhar. Bata sobre a pia para tirar o excesso (se usar assadeira descartável, esse processo é desnecessário).

No liquidificador, bata o milho, o leite de coco, o açúcar e a manteiga, até triturar bem os grãos. Acrescente os ovos e bata apenas para misturar.

Junte o fubá e o fermento e bata novamente – a consistência é bem líquida, mesmo. Transfira a massa para o refratário preparado e leve ao forno para assar por 45 minutos ou até a superfície começar a dourar. Retire do forno e, se quiser, deixe esfriar. Quente, ele também fica delicioso!

anterior
Brownies de chocolate sem glúten
próximo
Tabule de verão (com quinoa)
anterior
Brownies de chocolate sem glúten
próximo
Tabule de verão (com quinoa)

Adicionar um comentário