Pãezinhos fáceis pra Lara

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Pãezinhos fáceis pra Lara

21 de maio de 2014

Descrição

Compartilhar

Lara é minha sobrinha, uma mocinha linda e curiosa, cheia de ideias e projetos na cabeça (quer conhecê-la melhor? Ela tem um blog fofo!). Gosta de desenhos animados, de trabalhos manuais, de bichos e plantas e de aprontações na cozinha. Outro dia, ela corajosamente enfrentou sua primeira receita de pão – com o apoio imprescindível da mãe, é bem verdade. Era uma receita enorme, de mais de um quilo de farinha, que ela trabalhou com suas mãos de menininha, de dedo machucado e tudo mais. Ô, sofrimento.

Como sou uma grande entusiasta da panificação e não quero que um começo traumático a impeça de seguir em frente, resolvi pesquisar por aí até encontrar uma receita que lembrasse a que ela fez, mas que fosse pequena e fácil de verdade.

Mais uma vez, Sara Lewis me socorreu com suas receitas simples e precisas. A receita que testei é bem básica e pode ser incrementada ao gosto do freguês – é possível acrescentar raspas de cítricos e/ou frutas secas à massa, rechear os pãezinhos com chocolate, enfeitá-los com glacê… o céu é o limite.

Optei por fazer os pãezinhos sem enfeite algum, só uma pincelada de manteiga antes e depois de levá-los ao forno. O resultado: pãezinhos levemente adocicados, fofos, macios e cheirosos. Perfeitos para comer com manteiga, geleia, requeijão, recheados com queijo e presunto…

Receita adaptada daqui

Ingredientes

2 ovos batidos
3 colheres (sopa) de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
250 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
3/4 de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Um pouquinho de manteiga derretida para pincelar os pãezinhos antes e depois de sair do forno

Modo de Preparo

Larinha, o maior trabalho que você vai ter é convencer a mamãe a ser sua assistente e emprestar aquela linda batedeira cor de pistache. Peça sempre a ajuda dela quando for usar o forno, a batedeira ou facas, ok?

Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Misture bem com uma colher de pau ou espátula. Junte a manteiga em pedacinhos. Com as mãos, vá agregando a manteiga à mistura de farinha até que não haja mais manteiga aparente, só uma ‘farofinha’.

Equipe a batedeira com o batedor de gancho (para massas pesadas) e prenda a tigela com a mistura de farinha no encaixe. Faça uma cova no meio dessa mistura e despeje ali os ovos batidos e o leite. Pronto! Agora e só deixar a batedeira cuidar da massa para você. Isso deve demorar uns 5 minutos, em velocidade lenta a média. Ao final deste período, a massa já vai ter ficado bem lisa e uniforme. Já não vai mais estar grudando na mão ou nas laterais da tigela, também.

Retire a massa da tigela da batedeira e forme uma bola com ela. Acomode-a em uma outra tigela, média, levemente untada com um pouco de óleo ou manteiga derretida. Gire a tigela para que a massa role e fique totalmente coberta de óleo. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local quentinho até dobrar de volume (por volta de 1h, mais ou menos – tenha paciência! Vale a pena!).

Passado esse tempo, despeje a massa na sua superfície de trabalho – pode ser a bancada da pia, a mesa da sala, onde você preferir. O importante é que ela seja plana, simples de limpar e que tenha uma altura boa pra você. Estique a massa e e dobre-a ao meio algumas vezes, apertando bem para tirar o gás que se acumulou dentro dela.

Agora é hora de dividir a massa em seis partes e modelar os pãezinhos – pode ser bolinha, bisnaguinha ou qualquer outra forma que você gostar. Eu gosto de usar uma balança ao dividir a massa para garantir que todos os pães tenham o mesmo tamanho. Assim, eles levam o mesmo tempo para assar.

Acomode os pãezinhos em uma assadeira untada e polvilhada com farinha, cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido e deixe crescer novamente por uns 30 minutos sobre o fogão. Aproveite e ligue o forno a 200ºC.

Antes de colocar os pãezinhos no forno, pincele-os com manteiga derretida. Asse-os por uns 13 minutos ou até que eles fiquem bem douradinhos. Coloque-os sobre uma grade para esfriar e pincele-os novamente com manteiga (cuidado para não se queimar, hein?). Aguarde até que eles fiquem morninhos antes de comer.

anterior
Bolo de coco e chocolate
próximo
Cookies de aveia, banana e passas
anterior
Bolo de coco e chocolate
próximo
Cookies de aveia, banana e passas

Adicionar um comentário