Mousse diet de goiaba

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Mousse diet de goiaba

12 de maio de 2015

Descrição

Compartilhar

Fiz esta sobremesa porque tinha purê de goiaba no freezer dando bobeira. Além disso, havia comprado xilitol e queria testá-lo. Ma ôôôeee, xilitol?, você me pergunta. Sim, xilitol: um adoçante proveniente de alguns tipos de plantas que adoça como açúcar comum, mas tem 30% menos calorias. A Wikipedia tem artigos sobre isso – o melhor é o que está em inglês.

Mousse de goiaba

Basicamente, o que fiz foi uma adaptação da receita de mousse de maracujá diet que já publiquei aqui. Não estava pensando em fazer calda, mas acabei ficando com uma sobra de purê de goiaba. Transformei em coulis – que nada mais é que um purê fininho de frutas – e usei para fazer uma ‘gracinha decorativa’ sobre as tacinhas de mousse. Gente, que delícia! O coulis tem um sabor muito vivo e brilhante (pode descrever sabor assim?), que casa lindamente com a suavidade da mousse.

Se eu fosse você, eu dobraria a quantidade de coulis e distribuiria colheradas generosas sobre as tacinhas de mousse. Fica tão bom…

Receita adaptada daqui

Ingredientes

1 1/4 de xícara de iogurte desnatado
1/4 de xícara de creme de leite light
1 xícara de leite desnatado
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de xilitol
1 xícara de purê de goiaba*
1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor hidratado em 1/2 xícara de água e dissolvido conforme instruções do fabricante

Para o coulis (esta foi a quantidade que eu fiz, mas recomendo que você faça o dobro):
1/4 de xícara de purê de goiaba*
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de xilitol

Modo de Preparo

O preparo não podia ser mais simples: no copo do liquidificador, despeje iogurte, leite, creme de leite, purê de goiaba e xilitol e bata bem, até obter uma mistura bem homogênea.

Adicione a gelatina derretida e já morna na mistura e bata de novo por uns 2 minutos, até que fique bem uniforme.

Divida a mistura entre 10 tacinhas de aproximadamente 100 ml de capacidade e leve à geladeira.

Prepare então o coulis: em uma tigelinha, combine a polpa de goiaba, a água e o xilitol, mexendo com um fouet pequeno até ficar bem lisinho.

Para fazer a decoração linda (cof, cof) que eu fiz, basta deitar colheradas de coulis em cada tacinha e, com os dentes de um garfinho, fazer riscos em direção ao centro. Faça com a mouse ainda líquida.

Ou, se preferir, deite as colheradas de coulis sobre a mousse já firme. Sirva geladinho.

Observações Finais

* O purê de goiaba que usei nesta receita foi feito com goiabas vermelhas lavadas, descascadas, cortadas em pedaços médios e processadas em um processador de alimentos. O purê resultante foi passado em uma peneira fina para eliminar restos de sementes.

* Não tem xilitol? Não tem problema. Use o adoçante que preferir – até mesmo mel ou calda de agave.

* Se você não precisa consumir alimentos light/desnatados, use iogurte, creme de leite e leite integrais e vá ser feliz.

anterior
Bolo invertido de chocolate com banana
próximo
Granola de banana
anterior
Bolo invertido de chocolate com banana
próximo
Granola de banana

Adicionar um comentário