Mousse de chocolate perfeita

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Mousse de chocolate perfeita

14 de abril de 2009

Descrição

Compartilhar

Sou fã assumida da linda Rita Lobo, como já contei antes aqui. E, no natal do ano passado, fui presenteada com mais um livro dela: A conversa chegou à cozinha. Logo na introdução, ela explica como associou histórias às receitas e, para exemplificar, menciona a mousse de chocolate – a melhor que ela conhece. É craro que eu pulei imediatamente para a receita da mousse, e não sosseguei até prová-la.

Mais uma vez, tenho que concordar com a Rita: é a melhor que eu já provei, também. Da segunda vez que preparei, fiz algumas modificações ao meu gosto. E ficou de chorar de emoção, ouvir anjinhos cantarem e tudo mais.

Com essa mousse, registro minha participação no evento Chá da Tarde, promovido pelas queridas Cris e Leila.

Mousse de chocolate

Receita adaptada de A conversa chegou à cozinha, de Rita Lobo

Ingredientes

8 gemas
170 g de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de açúcar
¾ de xícara de cacau em pó
200 g de manteiga
1 colher (sopa) de vodka aromatizada com baunilha (também pode ser conhaque)
500 ml de creme de leite fresco
170 g de pastilhas ou gotas de chocolate meio amargo com pelo menos 70% de cacau
Raspas de chocolate meio amargo para decorar

Modo de Preparo

O primeiro passo é picar o chocolate meio amargo comum e, em seguida, derretê-lo no micro-ondas ou em banho-maria. Reserve.

Em uma tigela pequena, coloque as gemas e o açúcar e bata com a batedeira em velocidade alta por 3 minutos ou até obter uma gemada pálida e volumosa. Reserve também.

Numa panelinha, deite a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando ela derreter, retire do fogo, acrescente o cacau em pó e a vodka e misture bem.

O próximo passo é reunir a mistura de cacau, a gemada e o chocolate em uma só tigela. Use um fouet para misturar.

Reta final – bata o creme de leite fresco na batedeira por 1 minuto em velocidade alta ou até que o creme comece a engrossar (não deixe chegar ao ponto chantilly). Adicione-o ao creme de chocolate e mexa delicadamente até obter uma mistura homogênea.

Por fim, misture as gotas de chocolate com 70% de cacau á mousse, transfira para o recipiente onde será servida e decore com as raspas de chocolate. Cubra com filme e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Sirva a seguir.

anterior
Hot cross buns
próximo
Doce de banana
anterior
Hot cross buns
próximo
Doce de banana

2 Comentários Esconder comentários

Não vão, não, Marli! Essa é uma receita bem antiga da Rita Lobo, anterior àquela da musse que vira suflê que é a mais conhecida. A leveza fica por conta do creme de leite batido!

Adicionar um comentário