Molho de tomate enriquecido à moda da casa

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Molho de tomate enriquecido à moda da casa

16 de novembro de 2014

Descrição

Compartilhar

Molho de tomate enriquecido_

Já contei que sou esposa e mãe de gente enjoada muito seletiva para comer, né. Como argumentação racional, aviãozinho ou decoração divertida nem sempre surtem efeito, tenho apelado para a introdução de legumes como parte dos ingredientes de bolos, no recheio de salgados assados… e no molho de tomates para macarrão.

Esse molho tem dois aspectos que acho especialmente interessantes: primeiro, é uma forma adorável de fazer picky eaters comerem legumes. Segundo, como utiliza legumes adocicados, a acidez do tomate fica corrigida naturalmente, sem a necessidade de adicionar açúcar. Quando o preparo, gosto de fazer uma quantidade maior – reservo um pouco para uso imediato e congelo o resto.

Receita da casa 😉

Ingredientes

1/4 de abóbora japonesa descascada, sem sementes, cortada em cubos (240 g)
1 cenoura pequena cortada em cubos (150 g)
1 beterraba média descascada e cortada em cubos (200 g)
1 abobrinha média cortada em cubinhos (140 g)
1 cebola média picadinha
1 dente de alho bem gordinho, picadinho
2 latas de 400 g de tomate pelado picado
1 fio de azeite para refogar a cebola e o alho
Sal a gosto
Se quiser, pimenta-do-reino ou calabresa a gosto

Modo de Preparo

Preparo este molho de duas formas, veja qual atende melhor às suas necessidades.

Os legumes cozinham junto: 

Numa panela grande, verta um fio de azeite e refogue cebola e alho até dourarem levemente. Acrescente os legumes, o conteúdo das latas de tomates e 200~300 ml de água fervente. Deixe cozinhar com a panela semi-tampada até que os legumes fiquem macios.

Desligue o fogo e deixe que os legumes esfriem um pouco. Passe-os então pelo multiprocessador ou pelo passe-vite – ou triture no liquidificador ou mixer de mão, se não fizer questão de um molho mais pedaçudo.

Devolva o molho para a panela e leve ao fogo baixinho para que os sabores se integrem. E, agora, sim, tempere com sal e, se quiser, pimenta-do-reino ou calabresa.

Os legumes foram cozidos previamente:

Este método é bom para quem costuma ter legumes cozidos no vapor na geladeira.

No copo do processador de alimentos, adicione os legumes cozidos e os tomates em lata. Processe até que o molho fique com a consistência que você deseja (se sentir necessidade, acrescente um pouco de água filtrada para deixar mais fluido).

A partir daí, é só refogar no azeite a cebola e o alho picadinhos, acrescentar o molho batido, temperar a gosto e deixar em fogo baixo até ferver. Deixe apurar por uns 10 minutos, misture bem e use como preferir 🙂

Observações Finais

As quantidades listadas acima foram definidas em função da disponibilidade da minha despensa e da geladeira. Fique à vontade para usar um pouco mais disso ou daquilo de acordo com o seu gosto – só não carregue muito na quantidade de beterraba para o molho não ficar magenta, em vez de vermelho (1 parte de beterraba para 2 de cenoura + abóbora é uma boa pedida). Recomendo, ainda, que você mantenha a abóbora. Ela dá corpo ao molho (além de ser um delícia).

Não usei ervas frescas porque não tinha, mas recomendo fortemente que você use! Um molhinho fresco com manjericão, orégano, um toquezinho de alecrim… hummmmm…

anterior
Bolinhos de coco fofíssimos
próximo
Mini-bombocados de coco
anterior
Bolinhos de coco fofíssimos
próximo
Mini-bombocados de coco

Adicionar um comentário